Mostra de Teatro de Rua de Itabira começa nesta quinta-feira (17) com cortejos, oficinas e atrações na pracinha do Pará

Grupo Art-Move

Foto: Divulgação

Primeira edição da MOSI ocupa ruas, praças e espaços culturais de 14 a 20 de setembro, reunindo teatro, circo, dança, música, cultura popular, oficinas, bate-papos e feira de economia criativa

Tem início nesta quinta-feira (17), com início às 14h no auditório do Sindicato Metabase de Itabira e Região, a primeira edição da Mostra de Teatro de Rua de Itabira (MOSI). Após a abertura, a programação segue para a praça Doutor Nelson Lima Guimarães, no bairro Pará, onde se concentram as atividades culturais da noite.

A mostra, realizada pelo Instituto Alcântara, acontece de 14 a 20 de setembro e reúne atrações gratuitas de teatro, circo, dança, música, cultura popular, oficinas, cortejos, bate-papos e feira de economia criativa.

A programação completa está disponível no Instagram do Instituto Alcântara (@insti.alcantara) e no site oficial da MOSI, www.institutoalcantara.org.br/mosi, onde também podem ser feitas as inscrições para as oficinas formativas. A mostra reúne artistas e grupos de Itabira, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Jundiaí, São Paulo e Rio de Janeiro, ocupando a pracinha do Pará e outros espaços da cidade, transformando ruas, praças, escolas e centros culturais em ambientes de convivência, formação e encontro.

Segundo seus organizadores, a proposta é ampliar o acesso à cultura, valorizar artistas e manifestações populares, fortalecer a economia criativa e estimular novas relações entre a cidade, seus moradores e a produção cultural.

“A MOSI nasce do desejo de aproximar a arte das pessoas e transformar a cidade em um grande espaço de encontro”, afirma o diretor-presidente do Instituto Alcântara, Marcos Alcântara, que espera ver crianças, jovens, famílias, artistas e comunidades sentindo que a cultura também lhes pertence.

“Realizar uma mostra gratuita, com diferentes linguagens e ocupando os espaços de Itabira, é reafirmar que investir em cultura significa gerar convivência, conhecimento, oportunidades e desenvolvimento para uma cidade minerada que precisa construir novos caminhos para o futuro”, complementa.

Abertura reúne cortejos, congados e espetáculo teatral

A programação cultural de quinta-feira (17) começa às 14h, no Auditório do Sindicato Metabase, com um bate-papo com os atores Lívio Amaral e Maurício Canguçu. Às 18h, a pracinha do Pará recebe a Feira de Artesanato e Economia Criativa, reunindo associações e expositores locais.

A partir das 18h30, diferentes pontos da cidade recebem a concentração dos cortejos. Os Marujos e Congados de Itabira partem da Cajaina Cultural; o cortejo “Olha o Palhaço no Meio da Rua” sai da Praça do Zoológico; e o Cortejo Xequeritas parte do Buteco do Helton. Todos seguem até a pracinha do Pará, onde serão recebidos pelo grupo Tumbaitá.

A abertura oficial da MOSI está marcada para as 19h45. Em seguida, às 20h15, Lívio Amaral e Maurício Canguçu apresentam a comédia “Acredite, um Espírito Baixou em Mim”, da Cangaral Produções.

Teatro, música e histórias de resistência marcam a sexta-feira

Na sexta-feira (18), às 15h, o Grupo de Teatro Às Avessas apresenta “No Reino de Calamaço”, inspirado no teatro popular, no cordel, na música e no universo das máscaras. A sessão será destinada aos alunos da Escola Estadual Major Lage, mas é também aberta ao público.

Às 18h30, o Grupo Carroça Teatral encena “A Rua, a Lama e a Santa”, espetáculo que aborda memória, reconstrução e tradições afro-mineiras a partir da história de um casal atingido pelo rompimento de uma barragem.

A programação segue às 20h30 com “Não se Mate”, protagonizado por Leonardo Miggiorin, com produção da Tozi Produções, reunindo humor, ficção científica e referências à poesia de Carlos Drummond de Andrade.

Encerrando a noite, às 21h30, Priscila Tossan apresenta o show “Tossan Brasil”, com repertório dedicado à diversidade da música brasileira.

Sábado reúne teatro, dança, circo e rock brasileiro

No sábado (19), às 16h30, o Grifo Teatro apresenta “Chica, a Princesa Errante”, uma aventura para toda a família sobre escolhas, democracia, poder e coragem.

Às 18h, o Grupo Art & Move, de Itabira, leva à Praça do Pará o espetáculo “MOTUS”, que aproxima elementos da dança de rua e da dança contemporânea.

A programação circense começa às 20h15 com “Corações Trapezistas”, do Circo do Sufoco, que acompanha um avô e seu neto em uma homenagem bem-humorada aos circos tradicionais.

Às 21h45, a Banda Brazuza encerra o sábado com o Show Especial Cazuza, reunindo músicas que marcaram gerações e a história do rock brasileiro.

Domingo celebra cultura popular, literatura, circo e samba

No domingo (20), às 16h, os Congados de Itabira abrem a programação na pracinha do Pará. Às 16h45, o ator Gilson de Barros participa do bate-papo “Conversas com Guimarães Rosa”, no Auditório do Sindicato Metabase.

Às 17h, a Charanga da Tramp, da Cia Tramp de Palhaços, ocupa a pracinha do Pará com música, acrobacia, mágica e palhaçaria. Em seguida, às 18h20, Gilson de Barros apresenta “Grande Sertão: Veredas — Riobaldo”, dirigido por Amir Haddad e inspirado na obra de João Guimarães Rosa.

O encerramento da primeira edição da MOSI acontece às 21h com o Samba da Januário, liderado por Fran Januário, reunindo ancestralidade e o encontro entre diferentes gerações.

Oficinas gratuitas ampliam a formação artística

As atividades formativas começaram no dia 14 de setembro. A Oficina Circense, ministrada pelo Circo do Sufoco, ocorre nos dias 14, 15 e 16, das 13h às 17h, na Escola Municipal Professora Didi Andrade.

A oficina “Corpo-Máscara”, conduzida pelo Grupo de Teatro Às Avessas, será realizada nos dias 16, 17 e 18, das 13h às 17h, na Escola Municipal Cornélio Penna.

O Grifo Teatro ministra a oficina “Jogos e Personagens” nos dias 17 e 18, das 14h às 18h, e no dia 19, das 9h às 13h, na sede do Instituto Alcântara.

Nos dias 18 e 20, das 9h às 13h, a Cajaina Cultural recebe a oficina “Cortejo Teatral”, ministrada pelo Grupo Carroça Teatral.

As oficinas são gratuitas, possuem vagas limitadas e têm inscrições pelo site www.institutoalcantara.org.br/mosi.

Feira valoriza o artesanato e a economia criativa

A Feira de Artesanato e Economia Criativa funcionará na Praça do Pará durante os quatro dias da programação cultural, reunindo expositores locais e fortalecendo a produção artesanal e a economia criativa da cidade.

A iniciativa reúne associações e expositores locais, valorizando o artesanato, a produção cultural, a geração de renda e a economia criativa de Itabira, com os seguintes horários de funcionamento:

17 de setembro, das 18h às 22h;

18 e 19 de setembro, das 14h às 22h;

20 de setembro, das 12h às 22h.

Programação completa disponível

O público pode conferir a programação completa, com datas, horários, locais e informações sobre as oficinas, nas redes sociais do Instituto Alcântara e no site oficial da MOSI.

Instagram: @insti.alcantara

Site: www.institutoalcantara.org.br/mosi

Serviço

MOSI — Mostra de Teatro de Rua de Itabira
Data: 14 a 20 de setembro de 2026
Programação cultural: 17 a 20 de setembro
Locais: Praça do Pará e outros espaços de Itabira/MG
Entrada: gratuita
Programação e inscrições: www.institutoalcantara.org.br/mosi
Instagram: @insti.alcantara

Realização: Instituto Alcântara e Ministério da Cultura.
Lei Rouanet — Incentivo a Projetos Culturais.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *