Neste sábado tem Madalena, Pedrinha que Brilha e Calangodum desfilando em cortejo pelo centro histórico de Itabira até a avenida DG

Foto: Filipe Augusto/
Divulgação/FCCDA

Diversidade, cultura e muita folia marcam o terceiro dia da programação do pré-carnaval A cor dessa cidade

Itabira se prepara para vestir suas cores e viver um sábado de festa popular. O pré-carnaval, com o tema A cor dessa cidade, reúne blocos que traduzem a irreverência, a tradição e a força da cultura local.

O centro histórico será tomado por cortejos que seguem até o Circuito dos Blocos, ponto de encontro da folia, na avenida Daniel Jardim de Grisolia.

Às 16h, o Largo do Batistinha recebe o bloquinho Pedrinha que Brilha. Crianças, famílias e foliões se concentram para brincar com pintura facial, pipoca e show infantil.

Às 17h, o cortejo segue até a avenida DG, onde a matinê se estende até as 19h. É o espaço da alegria leve, franqueado a todas gerações.

Irreverência e tradição

O pioneiro bloco Madalena Não Gosta de Poema concentra às 15h na Praça do Centenário, para sair em cortejo às 17h pelo centro histórico em direção ao Circuito dos Blocos.

Criado em 2015 por Herbert Rosa, nasceu de uma caixa de isopor carregada de cerveja gelada.

Herbert conta que, cansado da mesmice do “não carnaval” itabirano, decidiu brincar com a irreverência. A caixa de isopor virou Madalena.

A ideia simples cresceu, ganhou boneca gigante vestida de roxo e amarelo vinda de Olinda (PE). E desde então vem arrastando multidões.

Madalena é símbolo do ressurgimento do pré-carnaval de rua em Itabira. Conecta a cidade ao frevo e ao maracatu de Olinda, celebra a cultura popular e provoca com crítica sociocultural.

“Não é que Madalena não goste de poemas. Ela gosta muito. Só não gosta quando há exagero, esquecendo-se de outras artes”, explicou Rosa em entrevista de 2018 a este site.

Como no poema de Drummond, Gentil homem bêbado, que cita Baudelaire ao falar do quadro de Carré, a filosofia do bloco é “estar sempre bêbado, além do imaginário e do real, mas sóbrio para pintar a bebedeira”.

É assim que a irreverência se mistura à poesia, lembrando que carnaval é encontro, arte e liberdade.

Calangodum encerra a noite com batida forte

O desfile dos blocos, neste sábado, termina com a batida forte do bloco Calangodum. A concentração começa às 20h no Paredão da Tiradentes.

Às 21h30, o cortejo segue até o Circuito dos Blocos. Mas antes haverá show com Samba de Dendê.

Criado em 2023 por uma bateria universitária da Unifei, o Calangodum valoriza a percussão e a cultura popular brasileira.

O bloco já se consolidou como espaço de integração social e formação artística, democratizando o acesso à música e ampliando a cena cultural da cidade.

Circuito dos Blocos: coração da festa

Durante todo o sábado, o Circuito dos Blocos, na avenida DG, recebe os foliões com ambientação sonora e shows locais e convidados. É o ponto de encontro da alegria, onde Itabira veste suas cores e celebra o carnaval como arte, encontro e muita animação.

Tudo isso com muito ziriguidum, como nos tempos de Zé Bandarra, personagem histórico que marcou os antigos carnavais no centro histórico de Itabira nas décadas de 1930/40.

“Zé Bandarra era um festeiro contumaz, morador da rua de Baixo (atual rua dos Operários)”, recordou em reportagem publicada neste site o escritor, poeta e carnavalesco itabirano Marconi Ferreira (in memoriam), um dos fundadores da Escola de Samba Mocidade Independente da Belinha, do bairro Bela Vista.

“Com o seu jeito simples e divertido, Zé Bandarra expressava aquilo que tem de melhor na festa momesca, que é a alegria e a vontade de brincar com as coisas simples. Era uma pessoa de bem com a vida”, deixou registrado Marconi Ferreira em suas memórias carnavalescas.

Programação segue até domingo

O pré-Carnaval 2026 continua com intensa programação. Neste domingo (8), o encerramento reúne os blocos Dinossauros Rock, Altamente e Filhos de Nandy;

Arte: Divulgação

Pela primeira vez na avenida, o bloco Todas Fridas vai desfilar levantando a bandeira pelo fim da violência contra a mulher e contra todas as formas de discriminação de gênero, denunciando o feminicídio e a misoginia, em um gesto de resistência e afirmação cultural.

A iniciativa conta com o apoio da subseção da OAB de Itabira, reforçando a importância da luta por igualdade e respeito.

O nome escolhido não é acaso. Evoca a força da artista mexicana Frida Kahlo, que transformou sua dor em arte e sua vida em símbolo de liberdade e enfrentamento.

A referência à pintora é também um chamado à coragem das mulheres que, como Frida, desafiam padrões e resistem às violências impostas pela sociedade ainda patriarcal.

É assim que o bloco se inscreve no pré-carnaval de Itabira com tema politizado, como espaço de denúncia e celebração.

Desse modo, a alegria das ruas se mistura à luta por direitos, lembrando que folia também é política, dando voz a todas e todos que historicamente foram silenciados.

Ao desfilar, o bloco Todas Fridas não apenas ocupa a avenida, mas também a memória coletiva, reafirmando que carnaval é encontro, arte e resistência, repita-se à exaustão, sem se esquecer que o minério de Itabira exaure em 1941, com todas as perdas incomparáveis.

Serviço

Programação – Sábado | 07 de fevereiro
Circuito dos Blocos
17h às 17h30 – Ambientação Sonora
17h30 às 19h – Matinê – Bloquinho Pedrinha que Brilha
19h às 19h30 – Ambientação Sonora

19h30 às 21h – Show com Samba de Dendê
21h às 22h – Ambientação Sonora
22h às 00:00h – Show Bloco Calangodum

Bloquinho Pedrinha que Brilha
16h às 17h – Concentração | Largo do Batistinha

17h às 17h30 – Cortejo até o Circuito dos Blocos

Bloco Madalena Não Gosta de Poema
15h às 17h – Concentração | Praça do Centenário
17h às 21h – Cortejo até o Circuito dos Blocos
21h às 21h30 – Recepção no Circuito dos Blocos

Bloco Calangodum
21h às 21h30 – Concentração | Paredão da Tiradentes
21h30 às 22h – Cortejo até o Circuito dos Blocos

Realização: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura Municipal de Itabira

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *