Itabira debate inclusão e equidade na etapa municipal das Conferências Estadual e Nacional de Educação
Fotos: Filipe Augusto/ Ascom PMI
Delegados são eleitos para representar município em evento estadual
A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na terça-feira (25) a Etapa Municipal da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais 2025, que neste ciclo tem como tema central Inclusão, Equidade e Qualidade Social.
O encontro foi realizado no auditório da Faculdade UNA. Reuniu educadores, estudantes, gestores das redes pública e privada, além de representantes da comunidade para discutir propostas que irão orientar políticas públicas educacionais nos próximos anos.
Participação e abertura

Na solenidade de abertura, a secretária municipal de Educação, Edna Carvalho, destacou o caráter democrático do encontro.
“Este espaço é de construção, respeito e cooperação. Que nossas discussões ultrapassem paredes e cheguem às salas de aula, aos gestores, às comunidades. E que as decisões tomadas aqui fortaleçam o Plano Municipal de Educação e dialoguem com o Plano Estadual, além de reafirmar nossa defesa incondicional do direito à educação”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliane City, reforçou a importância da conferência para o fortalecimento da gestão democrática. “As conferências representam um espaço privilegiado de escuta e diálogo. É aqui que diferentes vozes se encontram para consolidar propostas que orientem a política educacional”, disse.
Já o representante da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, Joel dos Santos Pereira, lembrou que o encontro tem caráter coletivo e integrador.
“Quando falamos de educação, falamos de toda a rede: municipal, estadual, privada ou federal. Estamos aqui para pensar um processo educacional que proteja o futuro, que não se limita a conferir documentos, mas que constrói políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. Esse é o nosso propósito”, ressaltou.
Debates e eleição de delegados
A palestra de abertura foi ministrada por Jorge Florentino Botelho, pedagogo, psicopedagogo, mestre em Educação Tecnológica e pesquisador em História da Educação.
Com o tema Revisitar para avaliar e efetivar: um passeio ao documento em busca de uma educação de qualidade, Botelho provocou reflexões sobre os caminhos da educação mineira.
Em seguida, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater os diversos segmentos do Sistema Estadual de Educação, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional, Educação Superior e Profissionais da Educação.
Um dos momentos mais aguardados foi a eleição dos sete delegados que representarão Itabira nas próximas etapas da conferência estadual. Esses representantes levarão as propostas locais para discussão com outros municípios, fortalecendo o caráter democrático e coletivo do processo.
Importância das etapas municipais
De acordo com informações da Agência Gov, as etapas municipais são estratégicas para consolidar propostas que dialogam com o Plano Estadual e Nacional de Educação.
Elas funcionam como espaços de escuta e participação social, garantindo que as vozes locais sejam incorporadas às políticas públicas, reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade social.
A s etapas municipal e estadual antecedem a Conferência Nacional, agendada para os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).
Os resultados dessas conferências vão contribuir com o diagnóstico da situação educacional e também com proposições de diretrizes, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação (PNE) da próxima década.









