Itabira está incluída no trem noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas a partir de janeiro 2026

Foto: Divulgação/
Ascom/Vale

Conquista inédita é fruto da atuação do Sindicato Metabase e da compensação social da renovação antecipada da concessão ferroviária da Vale

A cidade de Itabira, berço da mineradora Vale e referência histórica da mineração brasileira, foi incluída na rota do trem de passageiros noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES).

A inclusão, que não constava no plano original da concessionária, foi garantida por meio da articulação do Sindicato Metabase de Itabira e Região, como parte das medidas de compensação social previstas na renovação antecipada das concessões ferroviárias operadas pela Vale.

Essa conquista representa um avanço significativo na mobilidade regional, oferecendo à população de Itabira e cidades vizinhas uma alternativa confortável, acessível e integrada de transporte interestadual.

Compensação social e antecipação da concessão

Em negociação conduzida pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Vale obteve a renovação antecipada, por mais 30 anos, das concessões das ferrovias EFVM, Estrada de Ferro Carajás (EFC), Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e dos trechos operados pela VLI Logística. As concessões originais venceriam apenas em 2028.

Como contrapartida, a empresa se comprometeu a realizar investimentos em infraestrutura ferroviária e implementar medidas de impacto social, como a retirada de passagens de nível em áreas urbanas e a ampliação do serviço de transporte de passageiros.

Foi nesse contexto que o Sindicato Metabase atuou para garantir que Itabira fosse contemplada na operação do trem noturno, revertendo uma exclusão inicial e assegurando o benefício para a cidade e região.

Calendário de operação e venda de passagens

O trem noturno começa a circular a partir de 1º de janeiro de 2026, mantendo-se nos meses de maior demanda (janeiro, julho e dezembro).

As passagens estarão disponíveis para compra a partir de 20 de novembro de 2025, tanto pelas plataformas digitais (vale.com/tremdepassageiros), disponíveis 24 horas por dia.

E, também, nos guichês físicos das estações, ou ainda por meio de um aplicativo de celular chamado “Trem de Passageiros”, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOS.

Por questões de segurança, não haverá venda de passagens nas estações durante o período noturno.

Horários e logística para passageiros de BH e Itabira

Sentido Belo Horizonte-Vitória

O trem noturno parte da capital mineira às 19h, com chegada prevista em Vitória às 8h15 do dia seguinte.

A parada na estação Desembargador Drumond, em Nova Era, ocorre às 22h34.

Passageiros de Itabira devem embarcar no transporte de ligação até essa estação às 21h.

Sentido Vitória-Belo Horizonte

No trajeto de volta, o trem sai de Vitória às 18h, com chegada estimada em Belo Horizonte às 7h50.

A parada em Drumond está programada para as 3h15 da manhã. O transporte de conexão até Itabira parte às 3h35.

Tarifas acessíveis e benefícios garantidos

O valor das passagens para o trem noturno será o mesmo praticado nas viagens diurnas da Estrada de Ferro Vitória a Minas, mantendo a política de acessibilidade tarifária para todos os passageiros.

Além disso, trabalhadores da Vale e aposentados têm direito a seis passagens gratuitas por ano, benefício assegurado pelo acordo coletivo negociado pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região — uma conquista que reforça o compromisso com a valorização dos direitos sociais e a democratização do transporte ferroviário.

Conforto, experiência e integração regional

Viajar à noite, dormindo e acordando em outro estado, passa a ser uma realidade para os moradores de Itabira e região. E de Minas Gerais, do Espírito Santo, como também para os turistas de outras localidades.

A implementação do trem noturno representa um avanço na integração regional, no estímulo ao turismo e na valorização do transporte ferroviário como alternativa sustentável, segura e eficiente.

As composições contam com classes econômica e executiva, carros climatizados, tomadas para recarga de eletrônicos, elevadores para cadeirantes e espaço dedicado a pessoas com mobilidade reduzida.

Durante o trajeto, os passageiros também podem adquirir lanches e refeições na lanchonete a bordo, garantindo mais comodidade durante a viagem.

Serviço

Trem de férias (janeiro)

Valor das passagens: R$ 116,00 classe executiva e R$ 81,00 classe econômica no trajeto completo entre BH e Cariacica ou vice-versa.

Observação: passagens adquiridas a partir do dia 10 de dezembro estarão sujeitas ao reajuste anual de tarifas.

Venda de passagens: a partir de 20 de novembro as passagens para o mês de janeiro estarão disponíveis no site (vale.com/tremdepassageiros) ou nas bilheterias.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *