Recital poético abre o 16º Salão do Livro em Ipatinga com homenagens a Adélia Prado e escritoras do Vale do Aço

Fotos: Rodrigo Zeferino/
Divulgação

Evento literário teve início na noite de terça-feira (9), no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com um emocionante recital de poemas de Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado

O 16º Salão do Livro Vale do Aço foi aberto na noite de terça-feira (9), no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, com um emocionante recital de poemas de Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado. Intitulado Drummond e Adélia – Diálogo Poético, o espetáculo marcou a abertura oficial do evento literário.

A edição deste ano presta homenagem à poeta mineira Adélia Prado e a 38 escritoras da região, sob o tema Mulheres na Literatura. A apresentação foi conduzida pela atriz Ana Prado, filha da homenageada, ao lado do premiado ator Jorge Emil e do renomado pianista e compositor Túlio Mourão.

Antes da solenidade, o cortejo do grupo Baque Mulher percorreu o espaço da Feira de Livros, dando início à celebração literária. Mais de 500 pessoas prestigiaram a cerimônia, entre estudantes, educadores, artistas, escritores e autoridades locais.

Estiveram presentes a secretária de Educação de Ipatinga, Ana Cristina Neves, os vereadores Cida Lima e Daniel do Bem, além da secretária municipal de Educação de Timóteo, France-Jane Araújo Pereira, e a superintendente da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvania Lana de Morais.

Ana Prado Jorge Emil recitam poemas de Drummond e Adélia Prado na abertura do 16º Salão do Livro Vale do Aço
Vozes que celebram a poesia feminina

Em vídeo exibido durante a abertura, Adélia Prado agradeceu a homenagem e destacou a importância da poesia como alimento da alma. “É muito interessante que no Vale do Aço haja também um vale para a poesia, do qual nós todos necessitamos, com necessidades da nossa alma. Agradeço muito a homenagem à minha pessoa e à minha literatura que está sendo feita. Desejo uma festa feliz e emocionante e que todos se aperfeiçoem com a poesia.”

A idealizadora do Salão do Livro, Cibele Teixeira, reforçou o protagonismo feminino na programação. “Adélia é uma mulher que nos representa como professora, filósofa, mãe, avó e como referência de um talento ímpar na poesia e na literatura brasileira e universal. Também merecedoras do nosso reconhecimento, neste 16º Salão, têm destaque 38 escritoras do Vale do Aço.”

Escritoras do Vale do Aço são homenageadas: Mulheres na Literatura

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destacou o papel transformador da literatura. “Ser casa do Salão do Livro Vale do Aço é especial. É acreditar no poder da leitura e no quanto a literatura pode mudar pessoas e realidades. Celebramos todas as mulheres ao homenagear Adélia Prado, que une força e delicadeza em sua obra.”

Já Edvania Lana de Morais, da Superintendência Regional de Ensino, ressaltou o impacto da literatura feminina. “A nossa festa da palavra este ano tem um brilho especial: as mulheres e a Adélia Prado. A literatura feminina flui através das gerações e tem o poder de nos unir. Que sejamos pontes para novos mundos por meio do que a literatura pode fazer por nós.”

France-Jane Araújo Pereira, secretária de Educação de Timóteo, compartilhou sua vivência com o evento. “Celebrar a literatura e a educação como parceiros do Salão do Livro nos traz muito orgulho, pois vivenciei a experiência de trazer alunos em todas as edições do evento quando fui professora. Me alegro em poder proporcionar tal experiência aos nossos munícipes.”

Programação é gratuita e segue até domingo
Cortejo do grupo Baque Mulher foi destaque na abertura do evento e percorreu a Feira de Livros

O foyer e a galeria do Centro Cultural Usiminas exibem uma cenografia dedicada à obra de Adélia Prado, além de uma mostra em homenagem às 38 escritoras do Vale do Aço que já participaram de edições anteriores do Salão. A exposição apresenta imagens e um breve histórico de cada autora homenageada.

A programação do 16º Salão do Livro segue até domingo (14/9), com atividades gratuitas como teatro, música, contação de histórias, rodas de conversa e a tradicional Feira de Livros. A agenda completa está disponível no site oficial: www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

O evento é realizado por meio do edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, sob o CA nº 2024.3809.0037, com patrocínio exclusivo da Usiminas. Conta ainda com apoios institucionais da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e da Câmara Mineira do Livro, além de apoios culturais do Sebrae Minas Regional Vale do Aço e do Shopping Vale do Aço.

Serviço

16º Salão do Livro Vale do Aço

9 a 14 de setembro de 2025 (terça à domingo)

Até sexta, 8h às 21h; sábado, 10h às 21h e domingo, 10h às 18h

Centro Cultural Usiminas (Ipatinga/MG)

Confira a programação: www.salaodolivrovaledoaco.com.br

Instagram @salaodolivrova

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *