Samba raiz, rock, chorinho, orquestra da FCCDA e espetáculo infantil animam o Festival de Inverno neste sábado (19) em Itabira

Clube do Choro, de Belo Horizonte, sobe ao palco às 17h deste sábado com show em homenagem ao músico itabirano Geraldinho Alvarenga

Fotos: Divulgação/
Ascom/FCCDA

O penúltimo dia do 51º Festival de Inverno de Itabira acontece neste sábado (19), com uma programação gratuita e diversificada, pensada para agradar públicos de todas as idades, com atrações que valorizam a arte, a identidade local e o acesso democrático à cultura, sem necessidade de retirada de ingressos.

A programação da manhã começa às 11h, na Casa do Brás, com a Showficina Lúdica, um evento interativo  voltado para o público infantojuvenil. Na oficina, crianças e adolescentes são convidados a explorar novas formas de expressão por meio de atividades criativas que promovem o contato direto com o fazer artístico.

Showficina Lúdica acontece neste sábado, às 11h, na Casa do Brás

Instrumental brasileiro

No centro da cidade, o paredão da Rua Tiradentes recebe, a partir das 17h, uma série de apresentações que vão do chorinho ao rock, passando por samba raiz e poesia.

A abertura musical da tarde fica por conta do Clube do Choro de Belo Horizonte, que sobe ao palco com um show em homenagem ao músico itabirano Geraldinho Alvarenga.

Giselle Couto e banda assumem o palco com o samba raiz, às 19h, no paredão da rua Tiradentes

Com repertório cuidadosamente arranjado por Silvio 7 Cordas, o itabirano Silvio Carlos, filho de Tomazinho e da dona Margarida Silva Costa, o espetáculo celebra o choro, recentemente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

No repertório, composições de Geraldinho em novas versões, além de clássicos de nomes consagrados como Pixinguinha, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim.

A cantora itabirana Rosa Márcia, irmã do Silvio Carlos, faz participação especial, reforçando o vínculo afetivo com a cidade. O Clube estará representado por Silvio 7 Cordas, Trombo Marcos, Rafael Zavagli, Lacmusica e Oszenclever.

Bárbara Penido representa a força do rock feminino com o show Potência de Mulher
Samba raiz e rock se misturam no paredão da rua Tiradentes

Em seguida, às 19h, no mesmo paredão da rua Tiradentes, Giselle Couto e banda assumem o palco com o samba raiz, trazendo à cena a essência das tradicionais rodas de samba, com promessa de envolver o público com repertório de forte identidade cultural.

Às 21h30, é a vez da cantora Bárbara Penido apresentar Potência de Mulher, espetáculo que representa a força do rock feminino.

Entre os shows, o público também poderá conferir as intervenções poéticas de Gleidston Alis, que utiliza a palavra como instrumento de arte e emoção.

Gleidston Alis: show musical com intervenções poéticas

Teatro

No teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a programação infantil tem espaço garantido às 16h com o espetáculo Circus – A Nova Tournée, da Cia. Circo de Bonecos.

Circus, a nova tournée, com a Cia. Circo dos Bonecos, acontece no teatro da FCCDA às 16h

A proposta mistura elementos do circo com manipulação de bonecos, em uma apresentação lúdica que promete encantar toda a família.

Encerrando a noite, às 20h, a Orquestra de Câmara da FCCDA apresenta o concerto Música Mineira.

A Orquestra de Câmara da FCCDA apresenta o concerto Musica Mineira, às 20h

Com repertório dedicado às raízes e à diversidade musical de Minas Gerais, o espetáculo homenageia a riqueza cultural do estado e proporciona uma experiência sonora marcada pela emoção e pelo reconhecimento das tradições regionais.

Festival encerra no domingo (20) com Pato Fu na Concha Acústica Norberto Martins
Pato Fu faz o show de encerramento do Festival de Inverno, às 19h30 de domingo, na Concha Acústica Norberto Martins (Foto:Alexandre Biciati)

O 51º Festival de Inverno de Itabira se despede neste domingo (20). Com atrações gratuitas distribuídas por toda a cidade, reafirmando seu papel como espaço de valorização das expressões artísticas e culturais de Itabira, Minas Gerais e do país.

Domingo tem espetáculo, às 13h30 com o Circo Zika, no Memorial Drummond

A principal atração do encerramento será o aguardado show da banda mineira Pato Fu, às 19h30, na Concha Acústica Norberto Martins.

Conhecida por seu estilo criativo e original, a banda apresentará um repertório que inclui clássicos como Made in Japan e Antes Que Seja Tarde, além de faixas do álbum comemorativo 30, que celebra três décadas de trajetória.

Durante a tarde, outras atrações compõem a programação de despedida do festival. Às 13h30, o grupo Circo Zika apresenta um espetáculo infantil no Memorial Carlos Drummond de Andrade.

O Coral da FCCDA sobe ao palco na Concha Acústica para cantar às 15h30

Na sequência, às 14h30, o mesmo espaço recebe o grupo Coco da Gente, com a apresentação de dança popular Roda de Coco.

Às 15h30, na Concha Acústica, o grupo D’Claretto Musical, Banda e Coral da FCCDA sobem ao palco, seguido, às 16h30, pela intervenção musical O Voo do Tsuru, com o artista Johnny Herno.

Johnny Herno apresenta o musical O Voo do Tsuru, às 16h30, na Concha Acústica Norberto Martins, no Parque do Intelecto

Às 17h, a cantora Janaina Roberta apresenta o show Por Trilhas e Trilhos, com repertório voltado à música popular brasileira.

Com a presença de artistas locais e convidados, o festival se encerra celebrando a arte, a diversidade e o encontro com o público, em mais uma edição marcada pela pluralidade e pela valorização da cultura.

Janaina Roberto apresenta show com música popular brasileira

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *