Ainda sem confirmar candidaturas, André Viana e Wagner Xavier têm forte apelo dos trabalhadores para reeleição ao CA da Vale em fevereiro

Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para os candidatos a representantes dos trabalhadores no Conselho de Administração (CA) da Vale, em eleições nacionais que ocorrem em fevereiro.

O processo de discussão para a escolha dos representantes dos trabalhadores no CA da empresa já foi deflagrado, quando os trabalhadores decidem sobre a manutenção dos atuais representantes ou escolha dos sucessores no CA da empresa.

André Viana Madeira, conhecido como Pato Roco, que preside o Sindicato Metabase de Itabira e Região, e Wagner Xavier, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Vale no Espírito Santo e em Minas Gerais (Sindfer ES/MG), são os atuais representantes dos empregados no CA da Vale.

Eles, porém, não confirmam se serão candidatos à reeleição, mantendo-se o mandato compartilhado – e só devem pronunciar após ter início o processo eleitoral.

Votação expressiva

Nas eleições passadas, a chapa vitoriosa obteve expressiva votação em todo o país, fruto de uma ampla negociação que praticamente virou consensual, obtendo 6.697 votos (48,8%) em um colégio eleitoral que contou com 13.682 votantes em todo o Brasil.

Foi uma votação histórica em uma eleição que teve 19 chapas inscritas, muitas formadas por gerentes e candidatos avulsos. A chapa que ficou em segundo lugar obteve 762 votos.

A larga vantagem foi resultado de um entendimento, articulado por Viana em nível nacional, com participação dos sindicatos representativos dos trabalhadores, numa demonstração inédita de unidade sindical na disputa desde a criação do conselho, em 2005.

Para as eleições deste ano, a expectativa é manter a unidade dos trabalhadores da Vale em torno de uma chapa também próxima do consenso, para que se tenha ao final uma representação vigorosa e combativa.

O importante, dizem os sindicalistas, é ter uma representatividade e meios de assegurar as conquistas laborais, assistenciais e participativas dos trabalhadores nos bons resultados da empresa, conforme tem-se observado nos últimos anos.

Conquistas e desafios

Com André Viana e Wagner Xavier os trabalhadores da Vale foram representados em comitês executivos da empresa, obtendo ganhos previdenciários significativos, como o aumento das complementações da Valia.

Foram também por eles pautada a discussão de políticas habitacionais para os empregados.

Outro ponto importante da atual representação tem sido um posicionamento firme para que a empresa abra o debate sobre o fechamento de minas e uso futuro de áreas mineradas, o que é crucial para a manutenção de empregos e diversificação econômica dos municípios minerados, assegurando a sustentabilidade futura.

Importância da representação sindical

A representação dos trabalhadores no CA da Vale é uma conquista significativa do movimento sindical, implementada após a Constituição de 1988. A Vale começou a eleger representantes dos trabalhadores para seu conselho em 2005, garantindo que as vozes dos trabalhadores fossem ouvidas nas decisões estratégicas da empresa.

Essa participação trouxe diversas vantagens, como voz ativa nas decisões estratégicas, aumento da transparência e equilíbrio entre os interesses dos acionistas e da gestão com os interesses dos trabalhadores.

Daí que a representação dos trabalhadores serve como ponte de comunicação entre a direção da empresa e os trabalhadores, participando ativamente nas reuniões do conselho e auxiliando na fiscalização das práticas da empresa, zelando pelo cumprimento das leis trabalhistas e dos direitos dos trabalhadores.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *