Drummond em dose dupla no outubro itabirano: vem aí a 23ª Semana Drummondiana e o 4º Flitabira

Foto: Reprodução

Itabiranos e visitantes terão, neste mês de outubro, dois eventos culturais para celebrar o legado pessoal e literário de um dos maiores poetas da língua portuguesa, Carlos Drummond de Andrade, o filho mais ilustre de Itabira.

De 30 a 3 de novembro, acontece a quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira (4º Flitabira), tendo neste ano o tema Literatura, Amor e Ancestralidade, com as principais atividades no teatro e nas imediações da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), mas também com exposição Portinari para Crianças, já instalada na renovada praça Acrísio de Alvarenga.

Confira a programação do 4º Flitabira aqui: https://flitabira.com.br/

Literatura e política

E, mantendo-se a tradição, que vem do início da década de 1980, por meio de iniciativa de professoras de literatura da antiga Faculdade de Ciências Humanas de Itabira (Fachi), que formava professores e tinha curso superior de Letras (outra perda incomparável da Cidadezinha Qualquer), acontece a partir de quinta-feira (24) e segue até 31 de outubro (aniversário de nascimento do poeta-maior) a 23ª Semana Drummondiana (na verdade, são mais edições), com o tema A Dualidade do Amor.

A Semana Drummondiana continua devendo um tema mais incisivo sobre a obra do poeta e cronista itabirano, aquele que trata das perdas incomparáveis de sua terra natal frente à mineração em larga escala, inaugurada com toda destruição paisagística e arquitetônica em 1942, pela poderosa Companhia Vale do Rio Doce, hoje a multinacional Vale S.A.

Esse tema tem sido até então “proibido” como parte dos debates em sua terra natal, focando-se muito mais nas travessuras do Menino Antigo entre casas e bananeiras e o burro que anda devagar, como o próprio itabirano, deixando-se de debater o poeta e cronista politizado, que denunciou a mineradora, que ele a chamava de A Gulosa, sabe-se bem por quais motivos.

Leia aqui: A Gulosa comeu tudo; Em defesa dos direitos de Itabira

Quem sabe nas próximas edições da Semana Drummondiana essa contundência literária e política em defesa de sua terra natal possa estar presente?

Mas enquanto isso não acontece, leia também aqui: Drummond e a mineração

Literatura e arte

A edição deste ano da Semana Drummondiana propõe debater a complexidade do amor, presente em vários poemas e crônicas, mas com mais veemência na obra  Histórias de Dois Amores, com ilustração do cartunista Ziraldo (1932-2024).

A programação da Semana Drummondiana consta de palestras, oficinas, intervenções culturais, teatro e música, mesclando-se com a programação do 4º Flitabira, mas com atividades descentralizadas, por toda a cidade.

Na abertura, o destaque é a peça teatral Não se Mate, com o ator Leonardo Miggiorin, que acontece no teatro do Centro Cultural, na quinta-feira (24), às 20h. O ator global participou de novelas como Senhora do Destino e Mulheres Apaixonadas, além da minissérie Presença de Anita.

A comédia Não Se Mate apresenta temas com abordagem única e pitadas de ficção científica. O personagem de Miggiorin provoca reflexões sobre a vida e a morte, com a leveza e o humor que só a poética de Drummond pode proporcionar.

A direção é de Giovani Tozi e os ingressos podem ser retirados no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-teatral-nao-se-mate-com-leonardo-miggiorin-abertura-da-23-semana-drummondiana/2692630.

O link também está disponível na página da FCCDA no Instagram. Acesse aqui: https://www.instagram.com

Com programação descentralizada, a pracinha do Pará será palco de várias atrações musicais, além de apresentação do teatro de marionetes com o grupo Giramundo, apresentação da peça O menino Bach Visita o Brasil.

No encerramento da Semana Drummondiana, mas não da programação, tem início no dia 31 a exposição de longa temporada Menino Antigo, Poeta Moderno, às 19h, na Casa de Drummond, na praça do Centenário.

Para participar das oficinas A construção do imaginário infantil através das caricaturas, Pintura com pigmentos naturais e A Voz das pedras é necessário fazer a inscrição.

O link está disponível na bio do Instagram da FCCDA, que pode ser acessada por aqui.

Confira a programação da Semana Drummondiana

24/10 – (quinta-feira)

Contação de história “Boi Bordado de Fios de Luar” com NUCLA – Núcleo de criação LuarAzul Horário: 14h | Local: Escola Estadual Major Lage

Abertura oficial da 23ª Semana Drummondiana

Horário: 19h30 | Local: Teatro da FCCDA

Espetáculo teatral “Não se Mate” com Leonardo Miggiorin

Horário: 20h | Local: Teatro da FCCDA

Em Não Se Mate, Leonardo Miggiorin propõe uma reflexão sobre a vida e a morte, com a leveza e o humor que só a poética de Drummond pode proporcionar. Sob a direção de Giovani Tozi, essa comédia aborda temas profundos com uma abordagem única e com pitadas de ficção científica.

25/10 (sexta-feira)

Declamações de Poesia

Caminhos Drummondianos: os personagens que inspiraram os versos de Carlos Drummond de Andrade – Colégio CESE

Horário: 9h | Local: Fazenda do Pontal

Palestra A dualidade do amor em “História de dois amores” Ministrante: Osvaldo Arthur Horário: 9h | Local: Hall da FCCDA

Promover a leitura do livro “História de Dois Amores”, de Carlos Drummond de Andrade, analisando os elementos artísticos e históricos que destacam sua qualidade no gênero infantojuvenil e sua recepção ao longo dos anos.

Poesia

Cachaça, torresmo e poesia

Horário: 20h | Local: Praça do Pará

A poesia sendo degustada com cachaça e torresmo fazendo o público envolver com o mundo poético desenvolvendo amizades e laços poéticos na terra de Drummond.

Música

Rivotrio sem Receita

Horário: 21h | Local: Praça do Pará

A apresentação promete uma jornada musical envolvente, repleta de composições autorais inspiradas nas paisagens, nas histórias e no espírito de Itabira, bem como na poesia atemporal de Drummond.

Maíra Baldaia “Tambor, Imagem & Poesia”

Horário: 22h | Local: Praça do Pará

Maíra Baldaia apresenta seu repertório afro-pop-mineiro entrelaçado com poemas de autores itabiranos, fotografias de Simão Kursseldorff e tambores que viajam nas raízes e tradições das Minas Gerais.

26/20 (sábado)

Apresentação circense “Uma pedra no caminho” com Diego Fernando Josa

Horário: 17h | Local: Praça do Pará

Peça de circo teatro que ilustra nos Malabares, as inspirações de Drummond no poema “No Meio do Caminho”.

Música

Banda Katumbi

Horário: 20h | Local: Praça do Pará

Apresentação de Poemas de Drummond Musicados e Clássicos do Rock.

Música

“Tributo a Cássia Eller” com Nathalia Côrte

Horário: 22h | Local: Praça do Pará

Nathalia Côrte, 25 anos, cantora, instrumentista autodidata e compositora, iniciou sua trajetória musical aos 12 anos. Aos 20, já se apresentava em bares tocando e cantando clássicos da MPB e Pop Rock

27/10 (domingo)

Teatro

“O menino Bach Visita o Brasil” com Giramundo

Horário: 15h | Local: Praça do Pará

O Menino Bach embarca numa viagem mágica e musical que o levará até o Brasil, onde vai conhecer personalidades incríveis, num encontro que mostra o poder encantador da música através dos séculos.

Música

Gleidston Alis Mendes

Horário: 16h | Local: Praça do Pará Apresentação cênico-poético-musical, com poemas de Drummond musicados, encenações e leituras dramáticas.

“Drummond e o Bem estar Animal” com Rubem Pereira

Horário: 18h | Local: Praça do Pará

Serão apresentados poemas, crônicas e livros relacionados à temática animal, bem como a participação de Drummond na criação do jornal A Voz dos que não Falam, em parceria com Lya Cavalcanti.

“São Francisco, bom-dia no seu dia! /Você é o santo mais camarada de todos / e depois, São Francisco, você é papo-firme… / Veja ao redor os bichos: deviam estar alegres /porque você os criou e compreendeu / e chamou a todos: Meus irmãos. / Mas estão calados, macambúzios. /Alguns, mesmo, aterrorizados.” (CDA)

Música

“Roda de Samba da Aninha” com Ana Luiza

Horário: 20h | Local: Praça do Pará

Refletir através do Samba sobre a condição humana e a complexidade da vida, ao relacionar as contradições da existência e as nuances das relações humanas questionadas por Drummond junto a profundidade emocional do samba.

28/10 (segunda-feira)

Contação de história

“Boi bordado de Fios de Luar” com NUCLA – Núcleo de criação LuarAzul

Horário: 14h | Local: Escola Municipal Antônio Camilo Alvim

Formação

Capacitação de Guias utilizando o APP Caminhos Drummondianos

Ministrante: Gabriela Santos

Horário: 15h | Local: Hall da FCCDA

A proposta é disponibilizar ferramentas e conhecimentos para conhecer a obra de Carlos Drummond de Andrade de forma interativa e enriquecedora a partir do aplicativo.

29/10 (terça-feira)

Intervenção Cênica

Prosa de Comadres com Drummond com NUCLA Núcleo de criação LuarAzul

Horário: 11h30 | Local: Av. João Pinheiro

Levar poesia ao ambiente urbano com três comadres e um leiteiro que discutem o cotidiano com humor, celebrando a cultura de Drummond.

Contação de história

“Boi Bordado de Fios de Luar” com NUCLA Núcleo de criação LuarAzul

Horário: 14h | Local: Escola Municipal Pedreira do Instituto

A história da menina Clara dos Anjos que, para se livrar dos pesadelos que vem tendo, faz uma promessa para São João de bordar um manto para o Bumba meu boi.

30/10 (quarta-feira)

Mesa de conversa

Café Drummondiano: A amizade de Drummond e Ziraldo

Ministrante: Solange Alvarenga, Delci Cristina e Otávia Senhorinha

Horário: 9h | Local: Memorial CDA

Promover a discussão sobre a relação de amizade entre Drummond e Ziraldo. Amizade que deixou um legado atemporal.

Palestra

Uma perspectiva histórico-literária-artística no diálogo entre Drummond e Ziraldo

Ministrante: Sandra Duarte, Joaquim Olegário e Maxsandro Ferreira

Horário: 10h | Local: Casa do Brás

Os professores propõem uma investigação a partir das relações intertextuais entre as obras de Drummond e Ziraldo, destacando como essas influências se manifestam em suas produções.

Intervenção Poética

“Balaio de Gnomo” com Leonardo Ortiz

Horário: 13h | Local: Lar de Ozanam

Horário: 15h | Local: Av. João Pinheiro

Madame Chandon, uma simpática gnoma cigana, perambula com seu balaio em busca de abraços e afeto. Em troca, oferece conselhos amorosos, leitura de mãos e previsões, com irreverência e diversão.

31/10 (quinta-feira)

Intervenção

Fala Fala Drummond

Horário: 9h às 18h | Local: Deck da FCCDA

Ao atender os telefones, os visitantes podem escutar versos, crônicas e poesias de CDA, com a sua voz.

Declamação Drummonzinhos – Alguma poesia: O amor em versos

Horário: 12h | Local: Pontos de ônibus da cidade

Os integrantes do programa Drummonzinhos declamarão alguns poemas do livro “Alguma Poesia”.

Exposição

Menino Antigo, Poeta Moderno

Horário: 19h | Local: Casa de Drummond

Realização

Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Vale, Prefeitura de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Estúdio 43

 

Posts Similares

1 Comentário

  1. Gostei da vila de utopia lembrar que o tema destruição da natureza e da história, tão trabalhado pelo Drummond fica soterrado tão fundo como a cava do Cauê nessa semana.
    Seria a hora de colocar bem alto a voz do poeta com seus versos fortes. Será que o patrocínio da vale não permite essa independência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *