Quadros de Yara Tupinambá inspirados em versos de Drummond são restaurados e ficam expostos na FCCDA
Exposição “Versos em cores de Yara para Drummond” será aberta nesta quinta-feira (19) no Centro Cultural de Itabira
Fotos: Divulgação/ FCCDA
A Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), convida para a abertura da exposição Versos em cores de Yara para Drummond, sob a curadoria de Lucas de Vasconcellos.
A exposição Versos em cores, de Yara para Drummond, é uma homenagem à conexão entre a obra poética de Carlos Drummond de Andrade e a criação artística de Yara Tupynambá.
Inspirada nos 340 versos do poema “A Mesa”, a série de dezenove painéis, criada por Yara em 1992, nos oferece interpretações visuais acerca do universo doméstico e familiar descrito por Drummond.
As telas, carregadas de simbolismos, capturam momentos íntimos da vida do poeta, desde o retrato de seus pais até a presença dos amigos mais próximos, como Gustavo Capanema e Pedro Nava.
A série não apenas recria em imagens as cenas do cotidiano familiar, mas também se aprofunda na dualidade entre o pessoal e o político, um tema constante na obra de Drummond.
Yara Tupynambá, por meio de suas cores e formas, constrói uma narrativa que dialoga com as perdas e as memórias de uma Minas Gerais em transformação, onde o convívio familiar e as tradições se entrelaçam com as mudanças impostas pelo ideal de progresso.
Vale destacar que a série foi exposta pela primeira vez no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, ainda no mesmo ano de sua criação.
Restauração
A coleção passou por um processo de restauração em 2022, sob a coordenação de Gabriela Santos, gestora da Seção de Acervo e Pesquisa da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em colaboração com as restauradoras Rita de Cássia Cavalcante e Lilian da Cruz Ramos.
O trabalho de conservação visou preservar a integridade das obras e reforçar a importância da educação patrimonial na comunidade de Itabira.
Esse trabalho de restauro é a retomada da coleção de painéis/obras da Yara Tupynambá, pela FCCDA, numa demonstração de respeito da instituição com o acervo de obras raras, que foram devidamente restauradas por uma equipe técnica vinculada à artista mineira.
“Foi a própria Yara quem pediu o retorno das obras à casa dos artistas itabiranos. Estamos muito felizes por ter em nossos setores um programa para salvaguardar os acervos do nosso município”, salienta o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.
Abertura da exposição
Data: 19 de setembro
Horário: 19h
Local: Foyer da FCCDA
Equipe de concepção do projeto
Lucas de Vasconcellos
Curadoria e Direção de Produção Criativa
Daniel Quintão
Projeto Expográfico
Pedro Arthur Piuco
Assistente de Curadoria e Produção
João Victor Vieira Gonçalves
Colaboração na Concepção
Escada Bamba