Pitacos da rodada esportiva

América já está de volta à primeira divisão do Brasileirão e luta pelo título de campeão

*Luiz Linhares

Mais um compromisso cumprido. No ano passado, ouviu-se muito os gestores do América falando em entrevistas falando do péssimo ano que viviam e da necessidade de se programarem e planejarem tanto administrativamente quanto financeiramente para terem condições de voltarem a ter um bom ano e colher frutos no destino final do futebol. Parece que a prece foi muito bem estruturada, o planejamento foi seguido à risca.

O itabirano Renan de Oliveira é um dos destaques do América

E já no balanço do ano passado, o lucro nas contas foi alcançado, mas faltava alcançar o mesmo resultado no futebol. Ponto positivo pela manutenção do treinador Enderson Moreira, que chegou e não conseguiu evitar o rebaixamento, mas já conhecedor do elenco e das carências, montou um time e um grupo sem grandes estrelas, mas formado por atletas comprometidos com o objetivo final. E, assim, alavancou uma campanha brilhante nesta série B do Brasileirão, eficaz em atuações dentro de casa e um visitante indigesto que conseguiu importantes vitórias, como a última em Florianópolis (SC), assegurando com três rodadas de antecedência o retorno à elite do futebol brasileiro em 2018. As lições do passado com certeza estão claras na mente de seus dirigentes, próximo ano, nova diretoria, novos desafios, mas com a grandeza que o Coelhão merece.

É fácil entender o que fez o América crescer neste ano, ao ponto de correr agora atrás do título brasileiro da série B. No momento já supera o favorito Internacional e tem grandes chances de alcançar o feito. O time mineiro tem ainda em casa o Juventude de Caxias do Sul, o CRB das Alagoas na última rodada e fora joga contra o Londrina no Estádio do Café. Já falei da manutenção do Enderson Moreira no comando técnico, cobiçado ao longo do ano por equipes fortes como o próprio Internacional, Bahia e Chapecoense. Moreira permaneceu no América e teve liberdade de trabalho, salários em dia, planejamento seguro e contratações que realmente se encaixaram no padrão qualidade.

Meias como o Itabirano Renan Oliveira e Rui, que passou pelo Coritiba, atacantes experientes como Luan e Bill, isto com a qualidade da base do próprio América que sempre foi forte, Mateuzinho é um exemplo, não se esquecendo de uma defesa bem sólida, goleiro João Ricardo sempre eficiente e dois zagueiros de muita qualidade, Messias e Rafael Lima, este que era da Chapecoense no ano passado. Enfim, boa administração, planejamento enxuto e qualidade de grupo, receitas simples e garantidoras de sucesso.

Só cumprindo tabela, Cruzeiro faz testes

Thiago Neves brilha no Cruzeiro

Como o ano praticamente acabou para o Cruzeiro, o time tem jogado realmente para cumprir tabela. Foi assim contra o Flamengo no Rio, quando o time esteve em campo e nada conseguiu. Foi dominado e não demonstrou poder de reação. E no Mineirão contra o Fluminense iniciou a partida sendo dominado, fez seu gol mesmo assim e no segundo tempo reiniciou a partida sonolento.

Só após uma expulsão adversária se impôs e venceu com facilidade. Testes e avaliações vão se seguir nos próximos compromissos. Certamente se apertar o pé pode subir da quinta colocação e almejar ainda até o segundo posto, mas não se pode cravar se o ânimo estará presente. O planejamento da nova diretoria continua. Renovações de contrato são a meta, alguns mais importantes têm conversado e claro, mesmo sem assumir oficialmente, o Itair Machado, o novo homem forte do futebol cruzeirense tem trabalhando bastante.

Atlético ainda está na disputa por uma vaga na Libertadores

Não se pode dizer que o empate em Salvador com o Bahia foi um mal resultado. Afinal, foi um confronto direto na busca de vaga para a Libertadores, ainda mais que o time jogou desfalcado de alguns titulares como Marcos Rocha, Leonardo Silva, Adilson e Fred.

Robinho brilha mais uma vez e Atlético empata em Salvador

O time até que se portou bem, jogou de igual por igual com uma equipe inspirada pelos últimos resultados e contando com quase trinta mil torcedores no estádio. Saiu na frente, cedeu a virada e teve forças para igualar, com Robinho fazendo outra boa exibição. Esta busca e de forma direta continua pela almejada vaga na Libertadores permanece. O Vasco agora é o próximo desafio. Buscar pontos no Rio é letal para o objetivo final, certamente difícil, mas ainda não impossível. Como nenhum time mantém regularidade, tudo ainda pode acontecer.

Corinthians já é o virtual campeão

O Corinthians reencontrou mesmo o seu caminho rumo ao título. Venceu o Avaí em São Paulo e agora não tem mais jeito. Neste meio de semana pode comemorar o título. Para isso, basta vencer o Fluminense em sua arena para a torcida Fiel fazer a festa. Merecido, eu acho!

*Luiz Linhares é diretor de Esportes da rádio Itabira-AM

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *