Na guerra contra a dengue todos precisam participar. Pedreira recebe equipes para um mutirão de limpeza neste sábado
Fotos: Ascom/PMI
A Prefeitura de Itabira promove, neste sábado (24), o Dia D contra a Dengue no bairro Pedreira do Instituto, de 8h às 12h. O objetivo é recolher todo material inservível das residências, quintais, áreas públicas e de todos os locais onde podem ter sido descartados, acumulando água e nascedouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela.
Além da contribuição dos moradores, cerca de 200 pessoas vão participar desse mutirão de limpeza no bairro Pedreira, entre Agentes de Combate a Endemias (ACE), servidores municipais, funcionários da Itaurb e voluntários da Vale engajados nessa força-tarefa para exterminar focos do mosquito da dengue.
Para o recolhimento do lixo e objetos inutilizados que possam acumular água, serão utilizados dois caminhões traçados, dois caminhões toco, duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira e duas caminhonetes, além de três caminhões 3×4, dois caminhões caçamba e duas retroescavadeiras.
A população do bairro Pedreira já foi convocada a participar do mutirão. Para isso, só é preciso retirar de seus domicílios todo material que já não tem mais utilidade e que possa acumular água, para descartar na calçada, neste sábado, quando será recolhido pela Prefeitura para disposição de maneira ambientalmente correta em local ainda não divulgado.
A divulgação desse local de recolhimento é importante até mesmo para que moradores de outros bairros possam direcionar os objetos que tenham em casa sem utilidade, destinando esses resíduos domiciliares ao ponto que deve, ou já está sendo disponibilizado pela Prefeitura para esse fim.
Antecedentes
Desde janeiro, mutirões de limpeza contra a dengue já aconteceram, em formato semelhante, além do bairro Pedreira, também nos bairros Santa Ruth, Fênix, Gabiroba, Vila Amélia, Bela Vista e Praia.
E vão continuar acontecendo em todos os bairros, recolhendo os inservíveis, de acordo com o mapa de calor da dengue. Isso até que o cenário epidemiológico esteja mais seguro, com a eliminação da maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti na cidade de Itabira.
O Dia D no bairro Pedreira conta com equipes organizadas pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (SMDU), Assistência Social (SMAS), Obras (SMOTT)/ Transita, Itaurb e Saae.
Conta também com apoio da Gerência Regional de Saúde (GRS/MG), dos Conselho Municipal de Saúde e da empresa Vale. Terá participação das equipes de trabalho das empresas Quantum e Insight, contratadas pela Prefeitura.
Unidades abertas
Na guerra contra o Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue mantendo Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas nos fins de semana para atender, exclusivamente, usuários com sintomas da dengue.
Neste sábado (24) e domingo (25) ficam abertas as UBS Praia II/ Juca Rosa, Areão/ Amazonas, Gabiroba de Cima I e II, Água Fresca/ Juca Batista e João XXIII/ Machado.
O horário de atendimento é das 7h às 16h.
Entenda o passo a passo do Dia D Contra a Dengue no bairro Pedreira
– Mobilização da população desde quinta-feira (22/02) com carro de som e divulgação nas emissoras de rádio;
– Agentes de endemias iniciaram nesta sexta-feira (23/02) a fiscalização das casas e orientando os moradores;
– Recolhimento do entulho e bota-fora dos moradores, no sábado (24/2).
Confira algumas medidas realizadas até o momento
– Teste rápido para detecção da dengue em pessoas sintomáticas em todas as UBS;
– Contratação emergencial de empresa específica para executar os mutirões de limpeza;
– Notificação e autuação de proprietários de lotes e terrenos para providenciar a limpeza;
– 108 agentes de endemias atuando na cidade;
– Ambulatório exclusivo para pacientes de dengue;
– Instalação de contêineres de apoio no Pronto Socorro;
– UBS funcionando sábado e domingo;
– Blitz educativa na avenida João Pinheiro e Feira Livre;
– UBV veicular (fumacê) será executado no início de março. O procedimento é controlado e realizado pelo Governo do Estado;
– Para informar sobre áreas com focos do mosquito, Disque-dengue: 3839-2600/2643/ 97315-0017 (segunda a sexta, das 7 às 17 horas).
—
Povo retardado esse da Prefeitura de Itabira, literalmente!
Era para terem feito isto no final do período da seca, agora já vai meio tarde.
Taí o resultado para todos verem, são dez mortos na cidade por dengue e isto sem narrativas.