Animais apreendidos por maus-tratos no Mercado Central, BH, foram encaminhados ao hospital veterinário da faculdade Arnaldo

Foto: Eric Bezerra/
MPMG

Informe Especial

Nessa tarefa foram envolvidos 40 profissionais e estudantes do curso de Veterinária da Faculdade Arnaldo

Na quarta-feira (6), uma fiscalização ocorrida no Mercado Central de Belo Horizonte apreendeu 272 animais que eram mantidos de forma inadequada, em gaiolas sujas, com pouca disponibilidade de comida e água.

A ação fiscalizadora e repressiva mobilizou 60 agentes, sob a liderança do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).

Da força-tarefa participaram também agentes da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Fauna e do Departamento de Meio Ambiente, da Polícia Militar Ambiental, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais.

Foram todos encaminhados ao hospital veterinário universitário da Faculdade Arnaldo, no bairro Olhos D’Água, onde uma equipe de mais de 40 profissionais e estudantes do curso de Veterinária já faz o atendimento aos que demandam atenção médica-veterinária.

Entre os animais recebidos no hospital estão patos, galinhas, cachorros, gatos e pássaros. Há espécies proibidas de serem domesticadas e comercializadas. Serão mantidos no hospital, onde existe estrutura completa para atendimento clínico- cirúrgico, além de equipamentos de diagnóstico e isolamento.

Ficarão até que o estado de saúde deles se estabilize, quando será decidido qual será o melhor encaminhamento para cada uma das espécies recolhidas por maus-tratos.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *