Celebração pelos 175 anos de emancipação política de Itabira reúne o tradicional e o moderno das artes urbanas

Foto: Carlos Cruz

As festividades têm início no dia 7 e se estendem até 15 de outubro com homenagens ao ex-prefeito Daniel de Grisolia em seu centenário e ao escritor Cornélio Penna, para quem Itabira foi a sua melhor amiga

As atividades para celebrar os 175 anos de emancipação política de Itabira começam na segunda-feira (9) e finalizam no dia 15 com atrações da 1ª Mostra de Arte Pública (Mapa). A programação dá ênfase à promoção e ao resgate da identidade, da autoestima e da noção de pertencimento da população itabirana.

Serão também celebrados 160 anos de fundação da Banda Euterpe. A programação reserva espaço para a exposição “Ita-bira: pedaços do tempo”, além de homenagem ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia e ao escritor Cornélio Penna, de quem Itabira foi a melhor amiga.

Agenda festiva e memorialística

No sábado (7), os festejos ficam por conta da celebração à padroeira de Itabira, Nossa Senhora do Rosário. Haverá concentração das Guardas de Marujos às 14h, no Largo do Batistinha, procissão até a Catedral, missa, Guarda de Marujos. Logo após a missa das 17h acontecem apresentações culturais no adro da igreja.

Em celebração aos 160 anos da Banda Euterpe, o domingo (8), contará com recepção de várias corporações musicais na Praça do Centenário, a partir das 8h30. Um cortejo de bandas segue para o adro da Catedral, onde acontece uma missa campal.

A abertura oficial do Encontro de Bandas, em homenagem à Banda Euterpe, será às 11h. na Praça do Centenário. A Igreja Batista Central prepara um culto religioso em homenagem ao aniversário de Itabira. O culto será às 10h com uma programação especial.

Já na segunda-feira (9), aniversário de Itabira, às 8h tem início as atividades com a corrida do Rosário. Uma homenagem ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia em seu centenário, com inauguração do busto, às 14h30, na avenida que leva o seu nome, com articipação da Banda Euterpe, fará parte das celebrações.

Ainda neste dia, às 17h30, o prefeito Marco Antônio Lage atende a um pedido do poeta Carlos Drummond de Andrade, formulado em 1957, e inaugura um jardim com busto em homenagem ao escritor Cornélio Penna, que viveu em Itabira e amou a cidade como poucos, tornando-a cenário de alguns de seus romances.

Haverá, ainda, missa em comemoração aos 175 anos de Itabira, além de culto religioso na Igreja Assembleia de Deus, abertura da exposição “Ita-bira: pedaços do tempo” e shows com artistas itabiranos.

Mostra de Arte Pública é outra atração nas celebrações dos 175 anos de Itabira

A programação do aniversário de Itabira reserva um momento cultural e artístico com as atrações da Mostra de Arte Pública (Mapa).

O festival é inédito na cidade e visa criar um circuito de arte urbana com a participação de artistas renomados como a itabirana Raquel Bolinho, criadora do personagem que ganhou as ruas de Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, além de Eduardo Kobra, Zéh Palito, Mag Magela e o italiano Millo.

No dia 10, às 17h30 está programada a inauguração de uma escultura inédita, de 3,5 metros de altura com Raquel Bolinho, na Praça da EEMZA e às 18h30, instalação da exposição Canto Mineral, do artista-plástico Carlos Bracher, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

As ações do Mapa são abertas ao público e seguem até o dia 15 de outubro. Confira abaixo a programação das festividades pela emancipação política de Itabira.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *