Escolas estaduais têm eleição para escolha de diretoria e na Marciana Magalhães chapa de ex-alunos está na disputa

Foto: acervo da escola

Como bom exemplo de democracia direta, no dia 1º de dezembro haverá eleição para escolha de diretores e vice-diretores de 13 escolas estaduais em Itabira.

Podem votar professores, servidores e alunos com mais de 14 anos, sendo que, abaixo dessa idade, os estudantes serão representados no escrutínio por seus pais ou responsáveis legais.

Na escola estadual Professora Marciana Magalhães, situada no Bairro Gabiroba, a disputa é entre duas chapas inscritas.

A chapa 1 tem como candidata a atual diretora, professora Terezinha Madalena, que compõe chapa com a professora Ana Carolina, que se candidata a vice-diretora.

Pela chapa 2 concorrem os professores Jhonatan dos Santos Ferreira, candidato a diretor, e Andreia Aparecida Silva, candidata a vice-diretora. Ambos são ex-alunos da escola, os primeiros a disputarem a direção da escola.

Debates

Nesta quarta-feira (23), às 19h, a comissão organizadora do escrutínio na escola promove reunião para que as chapas inscritas apresentem as suas propostas, juntamente com os respectivos planos de gestão escolar.

A disputa é acirrada e se desenvolve no campo das ideias. A chapa 1 propõe dar continuidade à gestão e execução das propostas já em curso, que podem ser melhoradas e aperfeiçoadas.

A ênfase da chapa situacionista é assegurar também um ambiente escolar seguro, com “profissionais competentes, sem violência e felizes”.

Já a chapa 2 busca a inovação no campo escolar, tendo como lema Educar antes de tudo é formar pessoas.

Para isso, propõe investir em uma escola que valoriza a formação integral, humana e constante do sujeito por meio da pedagogia da escuta, da mediação de conflitos e da aprendizagem coletiva, integrando “escola, família e comunidade” em uma “parceria visando a mitigação das indiferenças sociais”.

A proposta da chapa 2 é implantar na escola novas tendências pedagógicas e administrativas e que sejam capazes de promover uma mudança cultural, por um ensino conectado aos novos desafios tecnológicos, buscando a formação integral do aluno enquanto cidadão.

“Sabemos que não há como proporcionar um espaço de aprendizagem significativa sem antes compreendermos o entorno da escola”, propõe a chapa 2 como meio de interação ampliada entre a direção escolar, pais e alunos.

Objetivo comum

Em comum, as duas chapas propõem ampliar a participação direta nos destinos da instituição, buscando a participação nas decisões e da gestão escolar como forma de comprometimento e engajamento de todos os corpos docente e discente, além de familiares dos alunos.

Na democracia vence quem tem mais votos. E quem perde a disputa deve aceitar a derrota como parte do processo democrático, devendo contribuir com a diretoria eleita para a melhoria contínua da qualidade do ensino, que é o que mais importa e é de interesse geral.

Que assim seja nas eleições para a escolha direta dos futuros dirigentes das 13 escolas estaduais de Itabira.

São elas:

Professora Marciana Magalhães

Dona Eleonora Nunes Pereira

Major Lage

Antônio Linhares Guerra

Trajano Procópio De Alvarenga Silva Monteiro (Premem)

Dona Eleonora Nunes Pereira

Professora Maricas Magalhães

Mestre Zeca Amâncio

Professora Palmira Morais

Cesec Professora Dorinha Ferreira

Prefeito Virgílio Gazire

Professor Emílio Pereira De Magalhães

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *