A pandemia continua e Prefeitura de Itabira prorroga por mais 30 dias o uso obrigatório de máscaras em locais fechados
Foto: Carlos Cruz
Por meio de decreto que será publicado nesta sexta-feira (1), a Prefeitura de Itabira prorroga até 31 deste mês a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados em todo o município.
O que justifica a medida protecionista da saúde individual e pública é o aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), que causa a Covid-19, doença altamente infecciosa e de fácil disseminação entre as pessoas.
De acordo com o boletim Itabira no monitoramento da Covid-19, a taxa de transmissão (Rt) tem-se mantida elevada, com média de 1,27 nos últimos sete dias, tendo chegado a 1,69.
Taxa de transmissão acima de 1 já é motivo de preocupação, principalmente depois do surgimento da variante Ômicron (B.1.1.529).
Isso por se tratar de uma cepa com grande número de mutações, o que aumenta o risco de reinfecção, com potencial maior de transmissibilidade.
É o que se tem observado em Itabira. Na semana passada foram confirmados 465 casos, um aumento de 36.36% em relação à semana anterior, que registrou 341 notificações de novos infectados.
Nesta semana, até quinta-feira (30), foram registrados 59 casos nas últimas 24 horas, fora as subnotificações. E quatro pessoas morreram, totalizando 392 óbitos de pessoas vítimas da doença no município.
Com a contaminação pelo vírus, 692 pessoas se encontram em isolamento domiciliar para diminuir a disseminação.
E cinco pessoas estão internadas em UTIs/SUS nos hospitais da cidade, além de mais três em UTIs mantidas por convênios. Nas enfermarias estão ainda 13 pacientes internados, 11 de Itabira e dois da região.
A obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados é medida preventiva, individual e coletiva.
Com a pandemia ainda em curso, continua valendo a máxima de um cuidar do outro e todos cuidando da saúde pública.
São recomendáveis, também, as demais medidas profiláticas, mantendo-se as mãos sempre limpas e o distanciamento social, evitando-se locais com aglomerações, mesmo em ambientes abertos.