“Por uma educação que busca o amor e não o discurso de ódio”, é o que propõe Laura Souza

Fotos: Carlos Cruz

Foi sem dúvida um ato de desagravo à nova secretária municipal de Educação, Laura Souza, como não poderia ser, a solenidade de posse das novas secretarias (Laura, Nádia Sales, na Auditoria, e Nélia Cunha, na Ação Social,) depois dos ataques homofóbicos pela rede social.

“Vão dizer (a oposição) que é marketing do prefeito empossar nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mais três secretárias. As mulheres já representam 40% de nosso secretariado. Não vou dizer que é nossa meta chegar à metade para não assustar os secretários”, brincou o prefeito na solenidade de posse, realizada no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Segundo o prefeito, no quadro dos servidores municipais, entre os cerca de 4 mil funcionários, incluindo Itaurb, Saae e FCCDA, cerca de 80% são mulheres. “É por isso que Itabira vai dar certo. Isso mostra a grande importância e o empoderamento da mulher em nossa sociedade, o que pode ser observado também pela composição dessa mesa”, disse ele, depois de agradecer pelos serviços prestados pela ex-secretária de Educação Luziene Lage.

Educação libertadora

Laura Souza, nova secretária: educação como prática da liberdade

Laura Souza começou e finalizou o seu discurso de posse citando o educador Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira, criador de um método de alfabetização e educação inovador, uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade, por isso mesmo combatido por segmentos mais conservadores da sociedade brasileira.

“A educação é, para Paulo Freire, a arma mais poderosa para diminuir a enorme distância que separa aqueles que muito têm, daqueles que não têm oportunidades”, assim a nova secretária de Educação iniciou o seu discurso de posse.

“A educação é um meio poderoso de transformação das realidades, para a mudança de perspectivas e para a criação de um mundo mais harmonioso e respeitoso”, pontuou Laura Souza como diferencial importante em relação aqueles que a atacaram – e não foi somente o publicitário Dalton Albuquerque, já indiciado pelo crime de homofobia.

“É por meio da educação que nos tornamos cidadãos completos, inseridos de forma plena na sociedade”, reafirmou.

Cantoras itabiranas no ato de desagravo: repertório com canções sobre o empoderamento feminino e repúdio ao preconceito

Para a nova secretária, as escolas devem propiciar aos educandos, que são objetos do saber, mas também portadores de conhecimento, como ensina Paulo Freire, condições para que desenvolvam o senso crítico e o desejo de criar “uma sociedade mais justa e equilibrada, onde todos possam ter seus direitos respeitados”.

De acordo com ela, essa inclusão deve ter início já na primeira infância, destacando a importância de se abrir mais creches para o desenvolvimento da criança desde os primeiros anos escolares. “É nesta etapa que temos a construção de princípios fundamentais ao ser humano: autonomia, cooperação, solidariedade, respeito”

Laura Souza agradeceu ao prefeito pela confiança, por acreditar em sua competência e capacidade de gerenciar a pasta da Educação em Itabira. “Por eu conhecer o dia a dia das escolas, acredito poder atuar como uma facilitadora na educação municipal, que é vista pela atual gestão como uma potência transformadora. Me sinto honrada em participar desse processo.”

Desagravo

Orgulho gay: presençano desagravo à Laura

Com o apoio incondicional que recebeu de familiares, amigos e da esposa, Laura Souza disse ter sido possível ter tranquilidade depois de ter sido vítima de homofobia.

“Fui alvo de ataques homofóbicos nos últimos dias. Mas não quero fazer desta noite (de posse) palco para esses ataques, que só me fizeram ter mais vontade de abraçar, com todas as minhas forças, o desafio de elevar a educação itabirana aos mais altos patamares de qualidade e relevância.”

Laura Souza citou também a solidariedade que recebeu de uma grande parcela dos itabiranos -e também de todo o país. “Agradeço por terem me mostrado, repetidamente, que Itabira é uma cidade acolhedora e respeitosa. E que discursos de ódio e acusações vis não são mais toleradas em nosso meio.”

A secretaria empossada finalizou deixando mais uma preciosa lição de Paulo Freire: “’Não se pode falar em educação sem amor’. Então que busquemos o amor para nortear as nossas ações na educação, no respeito ao próximo e à Itabira.”

Secretários, servidores e parentes ocuparam o teatro do Centro Cultural na posse das novas secretárias

Indicadores

Para Marco Antônio Lage, um dos grandes desafios da nova secretária de Educação será melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais, que não anda bem.

“Encontramos uma situação catastrófica em todas as escolas, que estão sucateadas fisicamente, e com queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2017, o que coloca Itabira bem atrás na qualidade do ensino no país. As (escolas) estaduais estão um pouco melhores”, comparou.

Para ele o grande desafio neste ano será trazer os alunos de volta às salas de aula. “No país, são 5,2 milhões de estudantes que sequer pegaram na apostila nesses dois anos de pandemia. Em Itabira são 10 mil crianças nessas condições só na rede municipal”, lastimou.

Presença

O vice-prefeito Marco Antônio Gomes (ao centro): presença discreta de quem foi contra a nomeação de Laura Campos

O vice-prefeito Marco Antônio Gomes (PL, mesmo partido de Bolsonaro), que teve áudio vazado de um grupo de pastores com ele criticando a escolha de Laura Gomes para a Educação, marcou presença discreta na posse das novas secretárias.

Mas não compôs a mesa: cedeu lugar a sua mulher Francisca Gomes, também homenageada no Dia Internacional da Mulher.

Transparência na gestão pública e redução das desigualdades sociais são as metas de Nádia Sales e Nélia Cunha

Empossada na Secretaria de Auditoria Interna e Controladoria da Prefeitura de Itabira, a empresária Nádia Sales diz ser uma honra estar à frente da pasta que tem a “missão de ser a guardiã de preceitos fundamentais da gestão pública: transparência, probidade, cumprimento das leis e dos processos internos, garantia do bom uso dos recursos públicos.”

Nadia Sales recebe flores do prefeito no Dia Internacional da Mulher

“Assumo essa tarefa com muita disposição e compromisso. E com a certeza de que minhas responsabilidades ficarão muito mais fáceis de serem encaradas por estarmos em um governo forjado nesses preceitos”, disse ela em seu discurso de posse.

“Itabira precisa ser reconhecida como uma cidade próspera e justa, mas também deve assumir a responsabilidade de ser uma cidade cada vez mais transparente e íntegra. É o compromisso que faço aqui com os senhores e senhoras, de implantar e fazer funcionar em Itabira um grande pacto pela transparência em nossa cidade.”

É o que dela também espera o prefeito Marco Antônio Lage: “Estamos fazendo um governo de oportunidades, que começa valorizando a área de auditoria que a Nádia está assumindo, Como ela mesma disse, entre tantos trabalhos de auditoria do dia a dia, é preciso ter um pacto pela transparência e pela ética em nossa cidade, juntamente com os poderes Legislativo, Judiciário e sociedade civil.”

Inclusão social

Nélia Cunha: desafio é diminuir as desigualdades sociais com políticas de inclusão

Já a nova secretária municipal de Ação Social, Nélia Cunha, entende que por meio dos serviços de proteção social básica e especial, é possível implementar políticas sociais que “rompam com o paradigma da benemerência e da boa vontade, e alcancem o status de política pública e direito dos cidadãos”.

Com a sua ação frente à secretaria, o prefeito espera ampliar não só a assistência social necessária aos hipossuficientes, para que tenham oportunidades de melhorarem as suas condições de vida, mas também contribuir para a erradicação da pobreza.

“Devemos ter um grande projeto de desenvolvimento humano capaz de tirar as pessoas da linha da pobreza e de extrema pobreza. É um grande desafio erradicar a pobreza em período curto, mas temos que implantar desde já as políticas públicas que vão garantir no curto e médio prazo a erradicação da pobreza em nossa cidade”, comprometeu-se.

 

Posts Similares

3 Comentários

  1. Cês podem não acreditar no que vai dizer uma mulher que não chora: chorei de emoção pela beleza da Laura. Ainda lágrimas refrescam meu rosto.
    Saúdo e louvo o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *