Chargistas reproduzem tema da charge de Nando Mota, processado pelo dono da Havan
Em solidariedade ao chargista Nando Motta, que responde a processo movido pelo empresário bolsonarista Luciano Hang, depois de compará-lo a personagens de filmes de terror, resultou em mais uma série de “charges continuadas”, com participação, inclusive, do nosso colaborador Genin e de vários outros chargistas.
Eles integram o coletivo Jornalistas pela Democracia. A reação coletiva foi pela tentativa de censura de um grande empresário contra um artista e sua arte.
Por meio de repetição do mesmo tema, os chargistas solidarizam com o colega, protestando contra a tentativa de censura, à semelhança do que fizeram, incialmente, em solidariedade ao chargista Renato Aroeira em 2020, que foi enquadrado pela Lei de Segurança Nacional, resquício da ditadura militar ainda vigente.
Na charge, Aroeira associava o presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma suástica, símbolo do nazismo, do qual ele, por reiteradas manifestações, demonstra simpatia.
Saiba mais aqui: Inquérito para enquadrar cartunista na Lei de Segurança Nacional é visto como um atentado à liberdade de expressão
Solidariedade
Com a charge continuada, repetindo o mesmo tema objeto da tentativa de censura, os chargistas brasileiros manifestam a sua solidariedade, por meio de uma corrente em que todos participam, assumindo a mesma contundente crítica.
No caso da tentativa de censura do dono da Havan contra Nando Mota, já se tem mais de 70 reproduções inspiradas no original. Confira em perfil “somostodosnando”, no Instagram.