Prefeito de Itabira pede reforma pedagógica para melhorar a qualidade do ensino básico e anuncia melhorias nas escolas municipais

Foto: Ascom/PMI

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) disse, na abertura da Conferência Municipal de Educação, nessa quarta-feira (15), que o município já tem orçamento e planejamento para reformar todas as escolas municipais de Itabira em 2022.

“É preciso também fazer uma grande reforma pedagógica para que as nossas escolas municipais possam ser referência em educação”, propôs, como meio de melhorar a qualidade de ensino, o que irá resultar em um melhor aprendizado e também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município.

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Em 2019, último disponível, o Ideb de Itabira foi de 6.1, sendo que a meta é alcançar 6.3 neste ano. O índice varia de zero a 10. Confira aqui: http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Já pelo Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA), desenvolvido pela Fundação Tide Setúbal e por pesquisadores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (Ufop), entre outras, o município tem alta qualidade nos ensinos da Língua Portuguesa e Matemática, conforme avaliação realizada entre 2007 e 2015.

Em relação à desigualdade medida segundo raça, tem equidade para Língua Portuguesa e desigualdade para Matemática, um indicador que precisa ser melhor trabalhado. Confira aqui. https://portalidea.org.br/idea/

Saibas mais

A Conferência Municipal de Educação aconteceu na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) – e teve como tema Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira.

Participaram professores da rede municipal e especialistas. Foram debatidos temas como inclusão social e a qualidade da educação no município. Atendeu ao que dispõe o Plano Nacional de Educação, tendo como objetivo assegurar o direito à educação de qualidade para todos.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *