Prefeitura de Itabira lança aplicativo digital para a população participar do planejamento e da gestão municipal

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão convida a população itabirana para participar da Consulta Pública e apresentar sugestões para o Plano Plurianual (PPA), cuja audiência pública será realizada no dia 9, na próxima quarta-feira.

O PPA é previsto no artigo 165 da Constituição Federal. É esse plano que vai nortear as ações e os investimentos da administração municipal no quatriênio 2022-2025.

Para facilitar a consulta, além de estabelecer um canal direto e permanente de comunicação com a população, a Prefeitura de Itabira lançou, nessa terça-feira (21), o aplicativo de gestão colaborativa Colab.

Para ter acesso basta baixar o aplicativos em aparelhos com sistema operacional Android e IOS, como também pela internet no endereço https://www.colab.re/.

Cidadania participativa

Com a participação popular na Consulta Pública, a administração municipal espera fortalecer a cidadania, dando voz aos moradores, propondo um debate comunitário sobre a realidade em que vivem nos bairros e distritos do município.

Servirá para que moradores apresentem as suas reivindicações diretamente à administração municipal, por meio do aplicativo.

A expectativa é colher boas sugestões para o desenvolvimento socioeconômico, educacional e cultural de Itabira, abrindo-se à participação popular não somente para as reivindicações que pedem soluções imediatas, mas também para o planejamento de médio prazo.

“Com a consulta pública digital, o cidadão vai poder apontar onde quer mais investimentos públicos, se na saúde, educação, cultural, no saneamento básico”, diz a secretária Patrícia Guerra, que espera chegar na audiência pública já conhecendo parte das demandas da população em diferentes áreas.

O aplicativo será útil mesmo depois de aprovado o PPA, uma vez que a legislação prevê a sua revisão anual para atender também novas demandas que certamente vão surgir no período. Como também será possível apresentar outras demandas de curto prazo a qualquer tempo e hora dentro da plataforma.

O sucesso do aplicativo vai ser proporcional à sua praticidade e à resolução dos problemas apresentados, assim como das respostas que serão dadas às demandas populares que não forem atendidas pela administração municipal. Vai depender também da familiaridade que aos poucos o usuário irá adquirir com o novo canal de comunicação.

Emprego em outras cidades

A novidade cibernética participativa já é empregada por prefeituras de outras 149 cidades brasileiras. A gestão participativa virtual está presente, por exemplo, em Juiz de Fora (MG), Teresina (PI), Santo André (SP), Mesquita (RJ). É adotada também pelo governo do Rio Grande do Sul.

“O Colab vai permitir ao cidadão se relacionar e se dirigir a todos os órgãos, departamentos e secretarias da Prefeitura”, entusiasma Gabriel Quintão, assessor de Programas e Metas do município, para quem o aplicativo certamente vai facilitar a comunicação e a interação do cidadão diretamente com a administração municipal.

E que seja uma comunicação direta e sem intermediários, ainda que na forma virtual, como há anos sugere o Observatório Social Brasileiro/Itabira (OSBI) como sendo essa prática mais democrática, apropriada e menos onerosa ao erário municipal.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *