Conheça o professor Facion, o especialista que “decodifica” o autismo a pais e educadores
Por Loriane Fogaça
Nascido no interior de Minas Gerais, José Raimundo Facion utiliza de sua fala tranquila e se apropria da simplicidade que é inerente às suas raízes para falar com pais, familiares, amigos e educadores das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com 45 anos de experiência, ele iniciou sua carreira na cidade de Münster, na Alemanha, onde ainda percorre seu obstinado caminho nas pesquisas que envolvem o comportamento humano, em especial o autismo. Mas é no Brasil que ele assiste e orienta casos de todos os graus de acometimento, principalmente os mais severos.
Recentemente, o professor, que já era conhecido entre os profissionais de saúde e educação pela sua receptividade a atenção aos familiares de autistas, resolveu ampliar a sua estratégia e facilitar a entrega do conhecimento a todos os interessados em entender e lidar com tal atipicidade.
Desde então, ele disponibiliza um conteúdo riquíssimo nas suas redes sociais, onde, de forma clara e didática, explica ao público leigo os aspectos do autismo, com orientações especiais aos pais, cuidadores e educadores.
O melhoramento da qualidade de vida do autista e um convívio mais ameno e afetuoso entre todos são os princípios pelo os quais o professor Facion trabalha. “Quando uma criança se desarranja, todo mundo que convive com ela sofre junto. Isso para mim é um desafio”, justifica.
O psicólogo especialista em transtornos psicopatológicos na infância e adolescência tem um acumulado de conhecimentos acadêmico e clínico admirável, que lhe conferem o título de um dos maiores pesquisadores contemporâneos do autismo. É o único membro estrangeiro da equipe que fundou o Instituto Alemão de Pesquisas sobre o Autismo, em 1983.
Para conferir o trabalho do professor, basta seguir @prof.facion no Facebook e no Instagram. Às segundas-feiras ele está sempre ao vivo respondendo perguntas, que podem ser enviadas pelos canais.
Saiba mais sobre o professor Facion: https://bit.ly/324d7aA
Excelente profissional!
Excelente pessoa, ser humano incrível, profissional excepcional.
Queria o endereço, pois eu tenho um neto autista e eu já pensei sobre esse fato de estarem sobrecarregando o menino , com muitas terapias.
Gostaria de ter uma consulta com o professor facion e possível ??? Tenho um filho com diagnóstico de asperger mas só tivemos este diagnóstico com 9 anos de idade , eu como mãe sabia que ele tinha algo diferente , passamos por 7 neuropediatra somente dois deles deram o diagnóstico , gostaria muito de aprender mais com o senhor facion