Jorge Ben Jor recria ‘Os Alquimistas Estão Chegando’ em Paris, celebrando o clássico álbum A Tábua de Esmeralda
Foto: Divulgação
A icônica faixa do álbum ganha nova versão no aniversário de 50 anos, em projeto especial que celebra a cultura brasileira
Meio século após lançar a célebre Os Alquimistas Estão Chegando, Jorge Ben Jor retorna à capital francesa, fonte de inspiração original da canção, para recriar sua obra em um projeto audacioso patrocinado pelo Itaú Unibanco. A iniciativa inclui um documentário exclusivo e uma parceria com o Spotify, que disponibilizará a nova versão da música.
Lançada originalmente em 1974 como faixa do álbum A Tábua de Esmeralda – eleito o sexto melhor álbum brasileiro pela revista Rolling Stone – a canção é um marco cultural que mistura samba, rock e experimentalismo.
A obra foi concebida após a visita do artista à casa de Nicolas Flamel, lendário alquimista francês, cujas histórias de transformação e simbolismo místico moldaram a estética do disco.
“Esse retorno a Paris tem um sabor especial. Reviver essa música, com novas perspectivas, é um mergulho profundo nas emoções e memórias que me inspiraram há 50 anos”, comenta Ben Jor.
A produção, liderada pela África Creative, documenta a jornada do cantor por Paris e pela casa de Nicolas Flamel, explorando suas inspirações artísticas e conectando sua obra aos chamados “alquimistas da música” contemporâneos. Para dar ainda mais alcance ao projeto, o Itaú firmou uma parceria com o Spotify, que terá exclusividade no lançamento da nova versão.
“Queremos criar narrativas que conectem profundamente o público à música e à cultura brasileira. Este projeto reflete nossa essência: inovação, modernidade e o poder transformador da música”, destaca a superintendente de Comunicação e Conteúdo do Itaú Unibanco, Thaiza Akemi.
O lançamento ocorreu nessa quarta-feira (26), com um teaser exclusivo, e ontem foi disponibilizado o making of. Ambos os vídeos estão acessíveis nos canais digitais do Itaú, enquanto a nova versão da música já pode ser ouvida aqui no Spotify.