Vinte bandas decidem não participar do BH Stone Garagem Rock Festival com a decisão de que não seriam remuneradas
Imagem: Reprodução
Daniel Cruz*
A cena musical em Minas Gerais foi bastante agitada na última semana com o anúncio de que 20 bandas não iriam mais participar do BH Stone Garagem Rock Festival. O evento acontecerá no mês de junho e previa a participação de 54 bandas.
Segundo fontes, haveria um incentivo público de alto valor monetário, mas parte dos músicos foram pegos de surpresa e decidiram cancelar a participação no festival.
Na última sexta-feira, um manifesto assinado por 20 bandas que participariam do evento foi publicado nas redes sociais.
Segundo o manifesto, a organização do festival se negou a pagar os artistas, que, claro, não concordaram com a atitude e decidiram boicotar o festival.
Acompanhe o caso:
Manifesto
Nós, bandas selecionadas para a edição 2022 do Stone Garagem Festival (@bhstonerock) que assinam o presente manifesto, viemos respeitosamente perante os organizadores e principalmente ao público que nos acompanham para informar que não podemos concordar com a forma como o evento é proposto, sem previsão de qualquer forma de pagamento ou ajuda de custo às bandas selecionadas.
Somos várias bandas e refletimos a diversidade, como em todo grupo. Há bandas novas, bandas experientes, bandas conceituadas, outras em início de carreira. Mas o que temos em comum é que somos músicos, não por capricho ou diversão.
Essa é nossa profissão. Como profissionais precisamos ser valorizados e pagos pelo nosso trabalho. Assim como o profissional que fornece o som ao evento, o publicitário que cria as peças gráficas e as divulga ou qualquer outro profissional envolvido em um evento desse porte.
Um evento que se propõe a valorizar a cena musical não pode de forma alguma deixar de remunerar os atores principais da festa: as bandas e os músicos.
Também somos contra termos que ceder os direitos autorais, liberando-os de cobrança pelo ECAD, por entendermos que essa se trata de mais uma violação aos nossos direitos.
Sendo assim, as bandas que assinam o presente manifesto decidem NÃO se apresentar no evento diante das condições oferecidas.
Esperamos que entendam a nossa posição, afinal o que pleiteamos é o básico: o direito de todo trabalhador receber pelo fruto do seu trabalho.
Belo Horizonte, 19 de maio de 2022.
@bandaveras
@caotticaofficial
@militiabh
@uaiowabh
@kortza.official
@ablusadas
@30epoucosanosbh
@banda_diavel
@evilmatchers
@femalerockers
@foofighterscoverbrasil
@bandafullhand
@grittabanda
@realjohnnycastaway
@loss.band
@morbid.prophecy
@sapato.velho
@setevidasbanda
@thecranberriescoverbrasil
@_tipoum”
*Daniel Cruz Fonseca é advogado, mestre em Direito nas relações econômicas e sociais, e poeta, autor dos livros “Nuvens Reais” e “Alma Riscada”.
Vergonha alheia dessa galera. Só prova que assinam ser ler, sendo que no próprio edital hora alguma informava remuneração.