Vereadores aprovam moção de aplausos pelos 80 anos do Sindicato Metabase de Itabira
Fotos:Divulgação/ Ascom/CMI
Em reunião ordinária desta terça-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Itabira aprovaram, por unanimidade, moção de aplauso ao Sindicato Metabase de Itabira e Região, em comemoração aos seus 80 anos de fundação. A proposta foi apresentada em requerimento pelo vereador e sindicalista Ronaldo “Capoeira” Meireles de Sena (PRD).
“O Sindicato Metabase de Itabira e Região surgiu exatamente no dia 4 de março de 1945, três anos após a criação da Companhia Vale do Rio Doce. Desde então, tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores da indústria de extração mineral”, destacou Meireles.
Conforme ele contou, a entidade surgiu como uma associação profissional dos trabalhadores na indústria de extração de ferro e metais básicos do então município de Presidente Vargas (atual Itabira), que teve o seu nome alterado por poucos anos, por obra e puxassaquismo do então interventor de Minas Gerais Benedito Valadares.
Em janeiro de 1950, a associação foi transformada em sindicato, tendo José Ponciano Filho como primeiro presidente eleito. “Um fato curioso e pouco comum para a época foi a presença de uma mulher na diretoria, Rosa Tardes”, salientou o vereador.
Ao longo dos anos, o Sindicato Metabase teve 15 presidentes e a Vale se tornou uma das maiores empresas mineradoras do mundo. Atualmente, o Sindicato Metabase representa mais de 20 mil trabalhadores e aposentados da mineração, abrangendo cidades como Itabira, Conceição do Mato Dentro, Antônio Dias, Barão de Cocais, Sabinópolis e outras da região.
A diretoria atual é composta pelo presidente André Viana Madeira, vice-presidente Luiz Carlos Araújo e demais diretores, totalizando sete membros na diretoria executiva, cinco suplentes no conselho fiscal efetivo, três membros e três suplentes no conselho de diretores, além de delegados representando junto à federação e 13 membros efetivos no conselho consultivo com 15 suplentes.
A importância do sindicato é ainda maior pela força demonstrada com a reeleição de André Viana para representar os trabalhadores no Conselho de Administração da Vale, um direito conquistado após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Crítica construtiva e elogios
O presidente da Câmara, vereador Carlos Henrique Silva Filho (Solidariedade) fez o que chamou de uma crítica construtiva e sugestão à diretoria do sindicato. “É preciso ter mais atenção aos trabalhadores da Vale, pois a empresa tem inviabilizado alguns postos de trabalho, resultando em maiores incidentes e fatalidades”, alertou, como ex-empregado da mineradora.
“Recentemente, um técnico foi demitido após ajudar a supervisionar uma área onde uma trabalhadora teve o dedo decepado. Essa crítica é para trazer uma reflexão dentro da diretoria do sindicato, para que defendam os trabalhadores com a mesma postura combativa que tiveram durante a greve”, disse ele referindo-se a paralisação de cinco dias em todo o complexo minerador de Itabira, entre 3 e 8 de abril de 1989.
Foi a segunda e a maior greve deflagrada dos mineiros de Itabira na então estatal CVRD. A primeira greve, sobre a qual há pouco registro, ocorreu em 1946.
Já o vereador e sindicalista Carlos Henrique de Oliveira (PDT) também ressaltou a importância histórica do sindicato. “O Metabase é uma entidade de luta que, ao longo desses 80 anos, tem defendido os direitos dos trabalhadores. Parabéns ao presidente André Viana e a todos os diretores pelo excelente trabalho.”
Na mesma linha, o vereador Júber Madeira Gomes (PSDB) mencionou conquistas importantes alcançadas pela entidade sindical. “O Sindicato Metabase teve e ainda tem grandes líderes respeitados no Brasil inteiro, sendo referência para diversas categorias de trabalhadores”, enfatizou, lembrando também da histórica greve de 1989.
Economia
Para o vereador Leandro Pascoal (PSD), o sindicato ajuda também a movimentar a economia local com as suas conquistas trabalhistas. “Tem trazido grande contribuição para a economia de nossa cidade, injetando recursos que circulam entre os comerciantes locais. Parabéns a todos os membros e ao presidente André Viana.”
Segundo Ronaldo “Capoeira”, o sindicato prepara uma grande celebração, com grande show e programação variada na Semana do Trabalhador. “Estão todos os itabiranos desde já convidados”, adiantou.