Unifei suspende atividades acadêmicas e Prefeitura determina a suspensão de aulas na rede municipal a partir de quarta-feira
Mesmo sem ter caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) em suas dependências, até a presente data, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira (16), todas as atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação e extensão universitária em seus dois campus (Itabira e Itajubá) até o dia 31 de março. A universidade nomeou um Comitê de Crise para analisar casos eventuais.
Em nota, a universidade assegura que todos os casos suspeitos estão sendo informados à Vigilância Epidemiológica – e estão sendo acompanhados seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
E disponibilizou um canal oficial de comunicação para manter a comunidade acadêmica informada sobre a evolução da pandemia, com informes diários (https://unifei.edu.br/atualizacoes-sobre-o-coronavirus/).
Informa ainda que, antes mesmo de decidir pela suspensão das atividades acadêmicas, já vinha cumprindo as determinações dos órgãos oficiais e instruções normativas, mantendo bebedouros e banheiros higienizados com mais frequência.
Rede municipal
Também nesta segunda-feira à tarde, pela internet o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) comunicou a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, por 15 dias, a partir de quarta-feira (18). As aulas nas escolas estaduais também estão suspensas por determinação do governador Romeu Zema (Novo).
“Após esse período de 15 dias, faremos uma avaliação para ver quando será o retorno às aulas”, diz o prefeito, que deve editar nas próximas horas decreto com outras medidas restritivas, para que seja evitada aglomeração humana em áreas públicas e mesmo privadas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares, não há motivo para pânico, reforçando que a decisão de suspender as aulas na rede municipal é preventiva. E que não há caso confirmado de paciente com o vírus em Itabira.
“Tivemos um caso suspeito sem registro e um caso anterior de um itabirano atendido em Belo Horizonte. Ambos foram descartados. E temos outro caso, que também está para ser descartado”, assegura.
A recomendação é para que sejam evitadas aglomerações e mesmo encontros em recintos fechados. E no caso de surgir um primeiro sinal gripal, o paciente não deve se sentir “perturbado” e correr para atendimento em unidades de saúde. “Procure-se manter calmo e no domicílio. Não há necessidade de correr para o atendimento.”
A cautela é necessária até mesmo para que não haja corrida para atendimento nos hospitais e no pronto-socorro municipal. A medida é recomendada pela OMS para que o atendimento aos pacientes com alto risco de morte (idosos e outras pessoas com acometimentos mais graves, como cardiorrespiratórios) possa ocorrer regularmente.
Sem isso, caso haja uma corrida aos hospitais e demais postos de atendimento, pacientes mais suscetíveis ao vírus podem não ser atendidos, aumentando o risco de morte em decorrência do coronavírus.
Visitas suspensas
No Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), seguindo orientação do Ministério da Saúde, a partir desta segunda-feira está proibida a entrada de visitas e acompanhantes com idade acima de 65 anos. E as visitas já estão reduzidas a uma pessoa por paciente, com duração máxima de uma hora.
Visitantes com sintomas gripais não serão liberados para entrar no hospital. E no caso de visitas nas UTIs a pacientes com suspeita e ou confirmação do coronavírus terão de ser agendas, previamente, por meio da coordenação do setor.
Sem público
As próximas sessões legislativas em Itabira, e também as reuniões das comissões temáticas, a partir desta terça-feira (17) somente podem ser acompanhadas por servidores e pela imprensa. No período restritivo, o público pode acompanhar as reuniões por meio das transmissões nas rádios Itabira-AM e Pontal FM, e pela mídia eletrônica on line, às terças-feiras, a partir de 14h, informa o presidente da Câmara Municipal de Itabira, vereador Heraldo Noronha (PTB).
Também estão suspensos eventos internos e de terceiros nas dependências da Casa Legislativa, até que a OMS libere as atividades em aglomeração novamente.
Atividades legislativas terão continuidade normalmente, assim como o funcionamento dos gabinetes parlamentares e a área administrativa.
O novo posto de emissão de carteira de identidade, recém-instalado nas dependências da Câmara, segue funcionando normalmente.
“Lamentamos os transtornos, mas diante do atual contexto de saúde coletiva e a partir de orientações sanitárias e regras para prevenir a infecção e a propagação do coronavírus nas dependências da Casa, tal medida se faz necessária para preservar as pessoas que aqui frequentam e trabalham” diz Heraldo Noronha.
Trabalho em casa
Na mineradora Vale, também a partir desta segunda-feira, empregados e contratados que exercem atividades administrativas passam a trabalhar remotamente (home-office). A medida é considerada necessária pela empresa para evitar a propagação do coronavírus entre os seus colaboradores, reduzindo o número de pessoas no mesmo espaço de trabalho e a exposição em espaços públicos, no trânsito para o trabalho.
Informa ainda que foram criados um comitê técnico e outro executivo para gerir as ações decorrentes da pandemia. E para garantir a segurança, as viagens não essenciais internacionais e domésticas foram canceladas ou adiadas por tempo indeterminado.
E todos os empregados da Vale que retornarem de viagens internacionais ou domésticas estão instruídos a entrar em contato com a equipe de saúde da empresa, por telefone, antes de retornar às atividades laborativas, mesmo que não estejam apresentando sintomas do vírus.
1 Comentário