Última semana do Festival de Inverno de Itabira tem exposição no Centro Cultural e encerra com Pato Fu, no domingo (20)

Foto: Alexandre Biciati/
Divulgação

Nesta semana, o 51º Festival de Inverno de Itabira entra em sua etapa final e concentra cerca de 50 atrações culturais gratuitas em diversos pontos da cidade. Até domingo (20), oficinas, espetáculos, shows, exposições e intervenções urbanas seguem movimentando os espaços culturais com programação aberta ao público.

O encerramento será marcado pelo show da banda Pato Fu, no domingo (20), às 19h30, na Concha Acústica Norberto Martins, no Pico do Amor, Parque Natural Municipal do Intelecto.

FCCDA 40 anos

Nesta terça-feira (15), às 19h30, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) inaugura a exposição FCCDA 40+ — Entre tempos e movimentos: práticas culturais e memórias compartilhadas, com curadoria de Marconi Drummond.

Integrada à programação do 51º Festival de Inverno de Itabira, a mostra marca os 40 anos da instituição instituída em 1985. Instalada na galeria de arte da FCCDA, a exposição traz ao público um percurso documental e artístico sobre a contribuição da Fundação ao cenário sociocultural itabirano.

A exposição se desdobra em cinco núcleos temáticos, com destaque para projetos e iniciativas desenvolvidos ao longo de quatro décadas, como o Coral da FCCDA, o Grupo Parafolclórico Tumbaitá, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (OCELMI), o programa Drummonzinhos e o Projeto Tecitura. Também serão realizados roteiros guiados pelo Museu de Território Caminhos Drummondianos.

Além da mostra na galeria, a exposição será ativada em outros espaços culturais mantidos pela instituição, como a Casa de Drummond, a Fazenda do Pontal, o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Casa do Brás.

Nesses espaços, o público pode acompanhar recortes específicos da memória institucional e compreender a atuação da FCCDA sob diferentes conjunturas, em diálogo com artistas, gestores, colaboradores e moradores da cidade.

Entre os destaques da exposição está justamente o Festival de Inverno de Itabira, principal evento da agenda cultural da FCCDA. Criado em 1974, o festival antecede a fundação formal da instituição e exerceu papel decisivo na consolidação das políticas culturais em Itabira.

A entrada é gratuita e aberta ao público.

Destaques da Semana

Entre os destaques da agenda estão 16 oficinas temáticas, 16 apresentações musicais, três espetáculos teatrais e uma série de ações formativas e artísticas que incluem contações de histórias, lançamentos literários e apresentações da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI).

Desde seu início, o Festival tem promovido encontros entre artistas, estudantes e moradores em atividades que misturam arte, memória e formação.

A celebração do Dia Mundial do Rock foi um dos pontos da programação a atrair o público, com shows das bandas DR80, Super Rock e Jack no Bico, e participação de motoclubes da cidade.

A maior parte dos shows musicais aconteceu na Concha Acústica, espaço que tem oferecido infraestrutura segura e confortável para apresentações ao ar livre.

A programação infantil também ganhou relevância nesta edição, com intervenções nas praças Acrísio Alvarenga (Centro) e José Máximo Resende (Campestre).

Espetáculos como O Encontro do Arco-Íris com o Mar, com Maria Kubrusly, e A Charanga dos Proscritos, da Boyásha Trupe de Teatro, reuniram famílias e provocaram reflexões sobre diversidade, convivência e crítica social.

Promovido pela Prefeitura de Itabira e pela FCCDA, o Festival de Inverno reafirma seu papel como espaço público de cultura, formação e diversidade.

A programação completa está disponível no portal www.fccda.com.br e nas redes sociais da Fundação (@fccda) e da Prefeitura de Itabira (@prefeitura_itabira).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *