Tumbaitá apresenta danças e músicas tradicionais itabiranas no 4º Flitabira

No destaque, apresentação do Tumbaitá no 1º Flitabira

Fotos: Carlos Cruz

O grupo parafolclórico Tumbaitá, criado em 1996 pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), busca preservar e difundir as manifestações culturais de base por meio de estudos e do desenvolvimento de coreografias específicas para os seus espetáculos representativos das danças e músicas tradicionais, principalmente da cidade de Itabira e da região.

A palavra “tumbaitá”, de origem africana e indígena, significa “toque na pedra”. Neologismo criado para homenagear duas matrizes étnicas de grande influência na formação da cultura tradicional brasileira.

O grupo se apresenta na quinta-feira (31)  – aniversário de Carlos Drummond de Andrade, às 20h, no Coreto Instituto Cultural Vale.

Toda programação da quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira, a apresentação é gratuita.

Acompanhe aqui: Programação Flitabira

No 1º Flitabira, o grupo parafolclórico Tumbaitá teve o seu retorno triunfal depois de muitos anos sem se apresentar ao público

Sobre o Flitabira

A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.

Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: http://institutoculturalvale.org

Serviço

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *