Temporal dá trégua em Itabira. Prefeitura socorre moradores e começa a desobstruir estradas rurais

Fotos: Ascom/PMI

As chuvas fortes deram uma trégua em Itabira, para alívio geral, com sol e chuvas esparsas, em torno de 30 milímetros nesta terça-feira (11), bem características do verão, segundo o Clima Tempo.

Para quarta-feira a projeção se repete, com menos chuvas, em torno de 15 mm, devendo reduzir ainda mais no sábado, com 10 mm. Um milímetro representa um litro de chuva acumulado em um metro quadrado.

Mas é hora de solidariedade, de apoiar campanhas como da Diocese de Itabira/Fabriciano e de outras entidades, para arrecadação de alimentos, agasalhos e demais itens que serão encaminhados aos desabrigados e desalojados pelas chuvas intensas dos últimos dias.

Saiba mais aqui: Campanha Diocesana em prol dos atingidos pelas chuvas

Vistorias

Prefeito e equipe vistoriam bairros mais afetados pelas fortes chuvas com atendimento emergencial

Em Itabira, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) visitou o bairro Gabiroba, que foi duramente atingido pelos deslizamentos de encostas e também pelo transbordo do rio do Peixe no fim de semana.

E o que se viu deixou toda a sua equipe com tarefas urgentes de reparo e socorro que precisam ser executadas no menor espaço de tempo possível.

São quedas de muros, deslizamentos de encostas que colocam a vida de muitos moradores em risco, daí que a urgência nos reparos é urgentíssima. As equipes de diferentes secretarias definiram os planos emergenciais que já estão sendo colocados em prática.

A prioridade é prestar assistência às famílias desabrigadas/desalojadas. Depois é preciso atacar os inúmeros problemas estruturais existentes no bairro Gabiroba, e também em outros bairros mais vulneráveis na cidade.

Após isso, medidas de curto e médio prazo são necessárias para impedir que todos os anos essas precárias condições urbanas causem sofrimento com as chuvas, em decorrência da ocupação urbana desordenada, sem planejamento e fiscalização da Prefeitura no passado. São situações que todos os anos, com as chuvas, colocam em risco a vida e a integridade de seus moradores.

Prioridades

“A prioridade, neste momento, é prevenir e salvar vidas”, disse o prefeito, que já determinou às equipes de governo para que façam um levantamento completo das condições pós-enchente encontradas em todo o município, na cidade e nos povoados rurais.

Desse mutirão governamental participam as secretarias de Obras, Desenvolvimento Urbano, Ação Social, como também do Saae, Itaurb e Defesa Civil.

As equipes já estão aproveitando esse momento de estiagem para retirar entulhos, desentupir bocas-de-lobo, desobstruir estradas vicinais.

“Estamos nos esforçando para atender os casos mais urgentes e levando amparo à população”, afirma a coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Nilma Castro, atenta às situações emergências que enfrenta boa parte da população itabirana nos bairros mais vulneráveis.

Outra prioridade é não deixar as comunidades rurais isoladas, assegura o secretário de Obras, José Maciel Duarte Paiva.

Segundo ele, são várias estradas vicinais com interdições parciais e totais no município. Com a estiagem, começam os trabalhos de limpeza e reparos necessários para assegurar o livre trânsito de pessoas e o escoamento da produção rural.

Já na cidade a prioridade é a contenção de encostas com riscos de desabamentos de casas. Além do bairro Gabiroba, a situação é crítica também nos bairros Pedreira, Boa Esperança e Eldorado.

“Estamos atuando em parceria com a Defesa Civil com prevenção e retirada de moradores onde a situação é crítica e o risco iminente.”

Segundo Maciel Paiva, só com a melhora do tempo será possível realizar intervenções estruturais, com obras para conter as encostas, consertar e construir novas pontes, como também para abrigar definitivamente os moradores que não possam retornar às suas residências.

Serviço

Em caso de riscos ou solicitação de apoio emergencial, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones:

(31) 3839-2147

98294-6273 (Plantão/WhatsApp)

Ou pelo 199 (plantão).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *