Teatro em Movimento traz Susana Vieira a Itabira, neste sábado (14), com o monólogo “Lady”

Foto: Nana Moraes/
Divulgação

O festival Teatro em Movimento, sob curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, retorna a Itabira com um espetáculo de peso: Lady, estrelado por uma das mais icônicas atrizes brasileiras, Susana Vieira.

A montagem, inédita, coloca em cena Lady Macbeth, uma das personagens mais marcantes da dramaturgia mundial, com um texto especialmente escrito para Susana pela dramaturga Vana Medeiros.

A peça, que mescla trechos de Macbeth, de Shakespeare, com passagens autobiográficas da atriz, tem direção de Leona Cavalli e idealização e produção de Edgard Jordão.

A única apresentação em Itabira acontece neste sábado (14), às 20h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Espetáculo une vida e arte

Em Lady, a protagonista é uma atriz que, momentos antes de entrar em cena para interpretar Lady Macbeth, reflete sobre sua trajetória pessoal e profissional. Susana Vieira, com sua sinceridade e humor característicos, se revela em um texto intenso e emocionante.

“Sempre sonhei em interpretar Lady Macbeth. Amo todas as peças de Shakespeare porque ele escancara os grandes defeitos humanos: egoísmo, vingança, inveja, adultério… Ele consegue trazer tudo isso para o palco e nos faz refletir profundamente”, comenta a atriz.

Além do desafio de encarnar Lady Macbeth, Susana também queria montar um texto inédito que revisse sua própria história em cena. A proposta se transformou em um espetáculo envolvente, que dialoga com o público de maneira franca e bem-humorada. “Decidi contar a minha história, dividir com o público minha trajetória, minha carreira e homenagear as grandes atrizes com quem trabalhei”, revela.

O nascimento de Lady

A ideia do espetáculo surgiu da parceria entre Susana e o produtor Edgard Jordão, que já tinham trabalhado juntos na bem-sucedida temporada de Shirley Valentine.

“Susana queria fazer um Shakespeare e, ao mesmo tempo, tem histórias incríveis para contar. Resolvemos unir os dois e nasceu Lady”, explica Edgard. “Ela é uma parceira incrível, nós trocamos muito, nos respeitamos, discordamos, nos ouvimos. É um casamento artístico que deu certo.”

A direção ficou a cargo de Leona Cavalli, atriz e cineasta admirada por Susana. “Foi um convite irrecusável. Dirigir uma peça que une momentos da vida da Susana com uma das maiores personagens da dramaturgia é um desafio fascinante”, celebra Leona. “Ela tem um talento raro de transitar do drama à comédia com naturalidade e se conectar com qualquer público.”

O texto é uma homenagem ao teatro e à trajetória da atriz. “Nada substitui o contato direto entre público e ator. Enquanto houver um ator vivo no palco, haverá uma alma viva na plateia”, exalta Susana.

Processo criativo e força feminina

Para escrever o espetáculo, Vana Medeiros mergulhou na biografia de Susana e teve diversos encontros com a atriz e a diretora.

“Susana viveu todas as fases da televisão brasileira, e trazer Lady Macbeth para esse jogo nos deu a chance de homenagear sua história, mas também tratar de temas como envelhecimento no palco, morte e a vontade de seguir se reinventando como artista”, explica.

Durante os ensaios, novas histórias e falas foram sendo incorporadas, tornando Lady uma peça viva, que dialoga constantemente com o presente. “Susana chega aos ensaios com sua sinceridade cortante, trazendo sua visão de mundo de hoje, e se entrega totalmente à nova personagem, Lady Macbeth”, destaca Leona. “O espetáculo é uma homenagem divertida e emocionante ao teatro e à carreira de Susana.”

Realização e Apoio

Essa edição do Teatro em Movimento em Itabira conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, além do apoio da Prefeitura de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Serviço

“Lady”, com Susana Vieira

Classificação etária: 10 anos

Duração: 90 minutos

Data: 14/06/2025, sábado

Horário: 20h 

Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro, Itabira

Ingressos: Inteira: R$ 60,00 / Meia: R$ 30,00 

Link: https://www.sympla.com.br/evento/lady-com-susana-vieira/2979388?referrer=www.google.com

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *