São Gonçalo do Rio Abaixo recebe, em maio, o grupo Quatroloscinco com o espetáculo “Fauna”

Foto: Guto Muniz/
Divulgação

Nos dias 7 e 8 de maio, São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) será palco das apresentações gratuitas do grupo de teatro Quatroloscinco, de Belo Horizonte, com o espetáculo Fauna.

As sessões ocorrerão às 20h, no Centro Cultural da cidade. No espetáculo do dia 8, quarta-feira, o evento contará com acessibilidade em Libras, garantindo inclusão para pessoas surdas.

Essa iniciativa faz parte do projeto de circulação da companhia por Minas Gerais, que envolve apresentações e oficinas em oito cidades do estado.

Sobre o espetáculo 

Dirigido por Ítalo Laureano, o espetáculo apresenta os atores Assis Benevenuto e Marcos Coletta em uma proposta cênica inovadora e intimista: uma “peça-conversa” que aproxima palco e plateia ao máximo.

Com uma dramaturgia aberta ao diálogo e ao envolvimento do público, “Fauna” convida os espectadores a mergulhar em situações que os fazem sentir parte da cena.

Inspirado na obra O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo, do filósofo Vladimir Safatle, Fauna aborda temas como violência, desejo, liberdade, confissão e desamparo.

A peça também reflete sobre a extinção da espécie humana, propondo uma reflexão sobre nossa estadia passageira no planeta e os legados da nossa era.

Gratuidade

Por onde circula, além das sessões teatrais, o grupo Quatroloscinco oferece uma oficina de teatro gratuita, com duração de 8h, que propõe o compartilhamento do trabalho desenvolvido pela companhia nesses 18 anos de estrada.

Em São Gonçalo serão apresentados aspectos da criação e produção. A oficina é aberta para artistas locais, estudantes de teatro, agentes culturais e pessoas interessadas na troca de experiências artísticas.

Toda a programação é gratuita, e os ingressos e inscrições para a oficina podem ser feitos pelo site oficial: www.quatroloscinco.com.

A circulação do grupo Quatroloscinco é realizada com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente.

Sinopse

“Ei, você me conhece? Posso me aproximar? Eu sou só um animal vivo.” Em “Fauna”, dois atores convidam o público a explorar a dimensão política e comunitária dos afetos.

Elementos simples, como a profissão de alguém ou o tipo de sapato que usa, são utilizados para desconstruir as imagens imediatas que formam identidades individuais e coletivas.

O espetáculo propõe uma relação convivial, com um diálogo contínuo entre elenco e espectadores. Questões como extinção da humanidade, medo do futuro, traumas do passado, impacto dos encontros e alteridade permeiam essa experiência cênica envolvente e provocativa.

Sobre o Grupo

Formado há 18 anos e integrado pelos artistas Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Rejane Faria, o grupo Quatroloscinco mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral baseado na criação coletiva e autoral sob uma estética contemporânea.

O grupo busca uma cena centrada no jogo entre os atores, na relação com o texto e no encontro com o espectador.

Surgido como um coletivo de pesquisa de alunos de Teatro da UFMG, o Quatroloscinco se profissionalizou, tornando-se um dos mais destacados nomes do teatro mineiro, temdp conquistado prêmios, circulando em dezenas de festivais, com apresentações em 93 cidades de 21 estados do país, além de Cuba, Uruguai e Argentina.

Criou as peças Velocidade, Luz e Neblina, Apossinarmológuissi, Tragédia, Fauna, Ignorância, Humor, Get Out!, Outro Lado e É só uma formalidade, além de seis livros lançados com a dramaturgia de seus espetáculos.

Saiba mais em: www.quatroloscinco.com.

Ficha técnica

 Peça-conversa/80 min/Classificação: 16 anos

Direção: Italo Laureano

Assistência de direção: Rejane Faria

Texto e atuação: Assis Benevenuto e Marcos Coletta

Produção: Maria Mourão

Orientação Vocal: Ana Hadad

Orientação Corporal: Rosa Antuña

Provocação Criativa: Alexandre Dal Farra

Cenografia: Ed Andrade

Iluminação: Rodrigo Marçal

Trilha sonora: Barulhista

Figurino: O grupo

Realização: Quatroloscinco – Teatro do Comum

(Espetáculo com acessibilidade em LIBRAS)

Serviço

“Fauna”

7 de maio, quarta-feira

8 de maio, quinta-feira (acessibilidade em Libras)

Sempre às 20h

Local: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo

(Rua Henriqueta Rubim, 57 – Bairro: Niterói)

Retirada gratuita de ingressos pelo site www.quatroloscinco.com

Oficina de Teatro

06/05, terça – 18h às 22h

07/05, quarta – 18h às 20h

08.05, quinta – 18h às 20h

Local: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo

(Rua Henriqueta Rubim – Bairro: Niterói)

Inscrições gratuitas pelo site Quatroloscinco: www.quatroloscinco.com

Voltada para artistas profissionais ou em formação, produtores teatrais e demais interessados com alguma experiência.

Toda programação é gratuita

Mais informações:http://www.quatroloscinco.com

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *