Santuário do Caraça celebra 250 anos da primeira missa e chegada do irmão Lourenço com início na Semana Santa

Foto: Miguel Andrade

De 24 a 31 de março, um dos destinos turísticos mais procurados de Minas Gerais vai proporcionar momentos de reflexão, fé e devoção

Com a chegada da Semana Santa, uma das celebrações mais importantes do calendário católico, o Santuário do Caraça, se prepara para receber fiéis e turistas em um momento de profunda reflexão e renovação da fé. As celebrações acontecem de 24 a 31 de março, incluindo eventos como a Via Sacra e a Missa da Vigília Pascal.

Conhecido por suas belezas naturais e importância histórica, o Santuário do Caraça é um dos destinos turísticos mais procurados de Minas Gerais, especialmente durante a Semana Santa. Nesse período, as atividades religiosas são intensificadas, proporcionando aos visitantes a oportunidade de vivenciar a espiritualidade e a devoção.

Neste ano, o Santuário do Caraça celebra 250 anos desde a primeira missa e a chegada do Irmão Lourenço. A Semana Santa, celebração mais importante do ano, abre o calendário de eventos no local.

“Desde a capela barroca até a construção da primeira Igreja Neogótica do Brasil, o Santuário do Caraça, os padres e irmãos que aqui vivem, se empenham para manter viva a tradição da Igreja por meio da liturgia, da piedade popular e das celebrações dos sacramentos”, diz o diácono Ramon Aurélio.

Segundo ele, tradição, fé e devoção marcam as celebrações da Semana Santa no Santuário do Caraça, que ao longo dos anos, tornou-se um centro de espiritualidade para aqueles que desejam vivenciar profundamente o mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“Marcado por procissões, momentos orantes e a Santa missa diária, os peregrinos que recorrem ao Santuário no alto da serra, celebram com afinco a Semana Maior, fazem memória da paixão e ressurreição de Jesus cujo mistério celebrado nos salva e liberta”, convida o diácono.

Cena da Crucificação de Cristo (Foto: PBCM)

Programação da Semana Santa no Caraça

– 24/03 – (Domingo de Ramos) – Missa: às 11h

– 25/03 – (Segunda-feira) – Missa: às 18h

– 26/03 – (Terça-feira) – Missa: às 18h

– 27/03 (Quarta-feira):

  • Missa: às 7h
  • Reflexão das dores de Nossa Senhora das Dores: às 18h

– 28/03 (Quinta-feira) – Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés: às 18h

– 29/03 (Sexta-feira):

  • Via Sacra: às 9h
  • Adoração da Santa Cruz: às 15h
  • Ofício das Trevas: às 18h

– 30/03 (Sábado Santo):

  • Ofício de Nossa Senhora: às 7h
  • Missa da Vigília Pascal: às 19h

– 31/03 – (Domingo da Páscoa) – Missa da Ressurreição: às 11h

Santuário do Caraça, uma das sete maravilhas da Estrada Real

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (Foto: PBCM)

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial.

O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

 Santuário do Caraça, como chegar

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

Taxa entrada:

R$ 25 (em dias de semana)

Finais de semana, feriados e datas comemorativas:

R$35 (por pessoa).

Idosos: 50% de desconto.

Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.

Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês (mediante agendamento)

Site com opções de hospedagens: http://www.santuariodocaraca.com.br

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/santuariodocaraca/

Facebook: http://www.facebook.com/santuariocaraca/

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *