Samuel Rosa faz show no Areão e relembra o primeiro que fez em Itabira com a banda Pouso Alto, em 1989, no aniversário de 10 anos do Cometa
Foto: Rodrigo de Oliveira
Em seu retorno a Itabira pela quadragésima tantas vezes, o compositor, cantor e guitarrista Samuel Rosa, ex-líder do Skank, fez um show com direito a vários bis, com grande empatia com a multidão presente na praça do Areão, com o seu arco e locomotiva restaurados, neste sábado (13), pelo 50º Festival de Inverno de Itabira.
No show, ele se sentiu em casa. “Posso dizer que sou itabirano, eu não nasci em Itabira, mas meus pais são itabiranos. A maioria de quem está aqui é meu parente, primos e primas”, disse o cantor, filho do itabirano/santa-mariense Wolber de Alvarenga, e da itabirana Suzana Rosa de Alvarenga.
Ele lembrou também do primeiro show que fez em Itabira, no aniversário de dez anos do jornal O Cometa Itabirano, icônico jornal alternativo mais longevo do país, tendo permanecido por mais de 32 anos em circulação. Samuel se apresentou nesta histórica festa com a sua primeira banda, Pouso Alto, numa noite chuvosa de sábado, no dia 11 de novembro de 1989, na pracinha que existia entre a avenida Carlos Drummond de Andrade e a rua Irmãos De Caux.
Homenagem
“Viva o Cometa Itabirano! Viva Lúcio Vaz Sampaio!”, evocou o cantor no show em Itabira, sob aplauso da multidão, referindo-se ao editor e fundador do Cometa, falecido aos 69 anos, em 11 de fevereiro deste ano. O jornalista e psicólogo é o homenageado do 50º Festival de Inverno de Itabira, com a exposição Cartas aos Amigos, aberta nessa sexta-feira (12) no Centro Cultural, permanecendo até 9 de agosto.
“Lúcio Sampaio era como um tio de empréstimo, já que ele era tio do meu primo Serginho. Lembro-me dele ainda menino em Itabira, era um sujeito muito inteligente que merece todas as homenagens de Itabira Era também amigo do meu pai, psicólogo, a mesma profissão. O meu pai escrevia crônicas no Cometa”, disse ele em seu camarim antes do show ao repórter Rodrigo de Oliveira, do blog A Voz de Itabira.
Ainda no show, lembrou também dos primeiros acordes que aprendeu com o tio Spencer Rosa, médico e guitarrista da antiga banda Sobrinhos do Padre. “Já com o Skank tocamos no Clube Atlético Itabirano, o CAI, e muitas outras vezes, com esse carinho e entusiasmo de sempre do público que procuro retribuir”, recordou Samuel Rosa, no intervalo de um sucesso para o outro no show com direito a vários bis.
Rosa começou a tocar violão e guitarra ainda na adolescência – ele fez show na festa de debutante da prima Juliana Sampaio Rosa, no antigo hotel Pousada do Pinheiro, também com a banda Pouso Alto. “São muitas lembranças boas que guardo de Itabira, dos quintais, dos primos e das primas, do tio Tito”, disse ele, na mesma entrevista. Tito era o apelido carinhoso de Lúcio Sampaio.
Atencioso com o público, “com os parentes e amigos, aqui me sinto em casa”, Samuel recordou também do tempo, ainda menino, quando vinha a Itabira passar férias escolares na casa do avô materno, o advogado Nico Rosa – e também na fazenda do Gaspar, em Santa Maria, do avô paterno Raul de Alvarenga Monteiro e de sua avó Isabel Martins da Costa. Pelos sobrenomes, dá para calcular o grande número de primos e primas que Rosa tem na cidade, boa parte presente no show, vibrando com o sucesso de muitas décadas do primo mais ilustre.
Turnê
O músico salientou também que Itabira foi a terceira cidade onde ele apresenta com a nova banda o espetáculo “Samuel Rosa Tour”, com o qual vai percorrer outras cidades brasileiras, apresentando antigos sucessos e novas canções. “Voltei a compor, espero que gostem”, disse ele no show depois de cantar Segue o Jogo, que está no seu novo álbum “Rosa”.
“São novas músicas que compus ao longo desses anos, e tantas outras já conhecidas pelo grande público, agora tocadas com a assinatura que minha nova banda imprime naturalmente”, adianta. “A ideia com a turnê é de um show híbrido, assim como é o álbum, privilegiando as levadas, os beats e a parte mais suingada do disco e da minha carreira.”
Confira a programação do Festival de Inverno de Itabira aqui.