Reforço no braço e comida no prato, assim prossegue a campanha de imunização em Itabira
Foto: Rodrigo Chagas/reprodução
A campanha de imunização contra a covid-19, nesta semana em Itabira, prioriza a aplicação da segunda dose nos drive-thrus da Prefeitura e Funcesi, entre 8h30 e 15h30.
Nesta quinta (9), a segunda dose da CoronaVac está sendo ministrada para quem foi vacinado até o dia 12 de agosto, sendo que esse público deve-se dirigir exclusivamente ao drive-thru da Funcesi.
Ainda nesta quinta-feira, o reforço será também para quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca até 16 de junho, devendo esse público se dirigir ao drive-thru da Prefeitura.
Já na sexta-feira (10), chega a vez de receber a segunda dose da AstraZeneca quem deu início à imunização até 18 de junho. Para esse público, a dose de reforço será ministrada exclusivamente no drive-thru da Prefeitura. Para receber a segunda dose, é preciso apresentar o cartão de vacinação.
Solidariedade
Como ação voluntária, pede-se a quem puder que faça doação de alimentos não perecíveis para a Campanha Solidária, com entrega nos drive-thrus. O objetivo da campanha é levar comida às famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza nesta pobre cidade rica.
Segundo levantamento da assistência social da Prefeitura, são cerca de 15 mil pessoas vivendo nessa condição de insegurança alimentar em Itabira, sem ter o que comer e dar de comer aos seus familiares.
Daí que toda doação voluntária é bem-vinda, um gesto altruísta que ajuda a quem necessita – e que se encontra cadastrada na Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS).
Reforço necessário
Conforme enfatizam as autoridades em saúde, as vacinas contra a Covid-19 só garantem a imunidade, ou o não agravo da doença, com a aplicação da segunda dose, exceto para quem recebeu imunizante prescrito para dose única.
Só a imunização completa da maioria da população, quando se alcança um índice coletivo de vacinação (a chamada imunidade de rebanho) é que o país e o mundo podem controlar doença, pondo fim à pandemia.
Quem estiver com atraso, sem tomar a segunda dose, e não podendo se dirigir aos drive-thrus, pede-se que se dirija à unidade do Programa Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência para agendar o complemento da imunização.
Campanha prossegue
Segundo informa a SMS, a vacinação para quem tem 18 anos ainda depende do envio de doses pelo governo de Minas Gerais. A expectativa é que a nova remessa de imunizantes chegue a Itabira ainda nesta semana.
Jovens itabiranos de 19 anos, em grande parte, já receberam a primeira dose no sábado (4). Para quem se encontra nessa faixa etária e ainda não recebeu a primeira dose, pede-se que agende a aplicação no PSF mais próximo de sua residência.
Se necessária, a SMS deve abrir uma nova rodada para completar a aplicação da primeira dose para essa faixa etária. Vacine-se para se proteger e também a quem convive com você em casa, no trabalho e em todos os locais de sua convivência social.