Racismo estrutural e histórico será debatido em Itabira na Semana da Consciência Negra a partir deste domingo
Integrantes do grupo de Bumba Meu Boi, da comunidade quilombola do Moinho Velho, município de Senhora do Porto, no I Fala Quilombo, realizado no ginásio poliesportivo do bairro Bela Vista, em dezembro de 2021
Fotos: Acervo Ocdoce/ Coletivo Altamente.
Desde o início da década de 1980, com o surgimento do Movimento Negro Unificado (MNU), sob a liderança do incansável ativista José Norberto de Jesus, o Bitinho, Itabira procura conscientizar a sua população sobre o preconceito e as diferentes formas em que se manifesta o racismo estrutural e histórico nas relações cultural, social e econômica no município.
Trata-se de uma luta árdua e permanente, uma vez que resquícios da escravidão permanecem no país, manifestando-se nas mais diferentes formas, discriminando a grande maioria da população brasileira – e é preciso “atropelar indiferente” todos aqueles que negam o racismo.
Para marcar e ampliar essa discussão, a Prefeitura de Itabira, juntamente com diferentes entidades, promovem entre os dias 20 (domingo) e 29 (terça-feira) a Semana da Consciência Negra.
A programação inclui o Festival Festim Cultura, o projeto Fala Quilombo e a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
A promoção é da Secretaria Municipal de Governo, por meio da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial.
Conta com apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), UniFuncesi, Unifei, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e projetos Conexão Jovem, Fala Quilombo, Festim, ConCiências Negras e OCRDoce.
Programação
No Dia da Consciência Negra (20), a programação inclui Missa Conga, às 8h, na Paróquia Santo Antônio, no bairro Gabiroba, com apresentação de grupos de congado após a celebração.
Já o Festim Cultura será aberto às 14h, na Comunidade do Engenho, zona rural de Itabira. Haverá maratona de tranças, roda de capoeira, oficina de argila, projeções e atrações artísticas.
E para alegrar ainda mais esse momento – que é de luta e também de festa para celebrar as conquistas já alcançadas e festejar as que virão – , haverá shows musicais e teatros no paredão da histórica rua Tiradentes.
No dia 25 o show será com a cantora Tais Miriane, quando haverá também apresentação do espetáculo teatral Navio Negreiro.
No dia 26, vão se apresentar o Grupo Cultural Mães da Terra, o grupo Bumba Meu Boi, Tumbaitá, Bloco Afro Magia Negra. E Adriana Araújo e Banda, no dia 27.
Fala Quilombo
O projeto Fala Quilombo, Fala Quilombo, que é o encontro de comunidades quilombolas do Alto e Médio Rio Doce, promove debate com o tema Gestão e Preservação dos Territórios, no dia 26, na Unifei.
E também no dia 27, na Escola Municipal Coronel José Batista, além do paredão da Tiradentes, nos dois dias. Debates, oficinas, apresentações e cortejo estão na agenda do projeto.
Conferência
A realização da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial está programada para acontecer na terça-feira (29), no auditório do UNI-Funcesi, com o tema Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de estado e responsabilidade de todos nós.
O início está previsto para 7h30, com credenciamento. E o encerramento está marcado para 16h, após a eleição dos delegados que representarão Itabira na conferência estadual.
As inscrições para a Conferência Municipal já podem ser feitas pela internet, por meio do link: https://forms.gle/PUac1oQksdvp6i56A.
Para saber mais acesse aqui:
E programe-se aqui:
Mashallah, Norberto!