Projeto Cheer Stars, da Secretaria de Esporte e Lazer, prepara atletas itabiranos para a primeira competição nacional
Fotos: Ascom/PMI
Itabira levará 30 atletas para o Campeonato Brasileiro de Cheerleading, no Rio de Janeiro
Atletas do projeto Cheer Stars Itabira (Estrelas da Torcida, em tradução livre) irão participar de sua primeira competição nacional de cheerleading, marcada para 21 de dezembro no Rio de Janeiro.
A modalidade esportiva combina dança, ginástica e acrobacias. Para competição, a equipe está se se preparando intensamente. Além de animar o público em eventos esportivos, também envolve competições entre equipes.
O cheerleading é uma novidade em Itabira e está sendo praticado no Centro Olímpico, em um galpão reformado e adaptado para esportes especializados, localizado no bairro Novo Amazonas, onde funcionava a Malharia Fio de Ouro.
Reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional, há grande expectativa de que a modalidade integre os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Iniciativa inédita
A implementação do projeto Cheer Stars coloca Itabira à frente de muitas cidades no mundo. O projeto, iniciado em março deste ano, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e a Confederação Brasileira de Cheerleading Desportivo (CBCD) – e conta com 87 atletas inscritos.
“Abraçamos esse projeto por acreditar que o esporte e o lazer devem ser acessíveis a todos em várias modalidades. Quanto mais modalidades são oferecidas, mais pessoas teremos praticando esporte no município”, é a aposta que faz a secretária de Esporte e Lazer, Luiza Cupertino.
Treinamento e expectativas
Rafaela Barcelos, 13 anos, é uma das atletas do projeto. “Eu acho muito inovador. Achava que isso só existia nos Estados Unidos, e vejo agora que é real para muitas pessoas aqui em Itabira. Quero treinar muito para me destacar neste esporte”, entusiasma.
O evento de distribuição de uniforme, nessa quinta-feira (12) contou com a presença de presidente da CBCD e coordenadora do projeto, Lara Magalhães, e do técnico da equipe de Cheerleading da Faculdade Trinity Valley, no Texas (EUA) e ex-campeão mundial da Seleção Americana de Cheerleading, Vontae Johnson. Ambos prestigiaram a entrega dos uniformes e interagiram com os atletas.
“Agradecemos muito por essa oportunidade de realizar um projeto tão lindo quanto esse que está acontecendo aqui na cidade. Isso me deixa orgulhosa de todo o trabalho da confederação. Nós temos aqui vários atletas que, com certeza, nasceram para brilhar”, disse Lara Magalhães.
Competição e treinamento
Itabira levará 30 atletas para o Campeonato Brasileiro de Cheerleading, no Rio de Janeiro. A primeira competição exige treino e disciplina. Durante a cerimônia, a equipe fez apresentações que combinam dança, ginástica e acrobacias, mostrando muita desenvoltura e habilidade.
Os atletas entram de férias em dezembro. Já os treinos retornam em fevereiro de 2025. Para mais informações sobre a modalidade, entre em contato com a SMEL pelo telefone 3839-2202.
Me revolta a negação da língua brasileira, a língua pátria, a língua mãe. Cheer Stars – cafonice de colonizado. Dá um desânimo no espírito quando penso em civilização brasileira… Ouça o mal alto palavrão….