Programa de esportes, lazer e recreação de rua é relançado em Itabira com primeiras atividades no espaço multiuso da Esplanada da Estação
Foto: Ascom/PMI
Com o objetivo de oferecer mais opções para o itabirano, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) promove a primeira edição do relançado programa Se essa rua fosse minha, no domingo (3), no horário de 8h às 13h, no espaço multiuso Etelvino Avelar, onde aos sábados funciona a Feira Livre do Produtor Rural.
A programação prevê atividades recreativas especialmente preparadas para crianças e adolescentes para acontecer com orientação e monitoramento de profissionais da SMELJ.
Segundo informa a secretária Natália Lacerda, titular da pasta, o programa terá atividades mensais. Trata-se de uma releitura das atividades de lazer de rua que já foram tradicionais em Itabira, sendo agora oficialmente relançadas e revitalizadas.
Na programação de abertura estão previstas diversas modalidades esportivas e recreativas: mini futsal, mini vôlei, basquete adaptado, tênis de mesa, peteca, pula corda, futevôlei, ginástica minitrampolim, tênis, judô, embaixadinha, além de atividades do Programa Recrear, com bocha, boliche adaptado e acerte o gol.
Com o programa, a Prefeitura espera promover e fomentar o lazer comunitário em espaços multiusos, para que possam ser melhor aproveitados pela população itabirana.
Depois da abertura, pode e deve ser realizado também em outras localidades, com a proposta de lazer e recreação itinerante, com caráter lúdico e recreativo, podendo acontecer em praças, ruas, campos de futebol, parques, escolas.
A programação vai priorizar as regiões com maior vulnerabilidade social, de acordo com os interesses das comunidades. Mas ocorrerão também macros eventos, organizados para acontecer em espaços públicos na cidade e também nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema.
Para esses eventos serão programadas várias atividades em parceria com outras secretarias, oferecendo oficinas diversas aos moradores. “A proposta é de uma experiência lúdica com livre acesso para a população ter momentos de integração e convívio, com atividades físicas, recreativas e de lazer”, afirma a secretária Natália Lacerda.
E para que o programa tenha continuidade, tornando-se permanente, a SMELJ vai capacitar e treinar agentes comunitários para o desenvolvimento de atividades nos bairros e distritos, em parceria com a Prefeitura. “As ações serão planejadas, com organização em três vertentes: treinamento de lideranças, empréstimo de material e fechamento de rua aos domingos.”
Confira a programação de lançamento do programa, no domingo
– 8h: abertura oficial
– 8h30: início das atividades esportivas
– 8h40: apresentação dos Drummonzinhos
– 9h10: apresentação Dança do Ventre
– 9h20: apresentação Pipoquinhas
– 9h50: apresentação Artista convidado
– 11h20: Workshop de Hip Hop
– 12h: aulão de ritmos
– 12h45: Flash Mob
– 13h: encerramento
Texto editado com informações da coordenadoria de Comunicação Social da PMI