Primeira fábrica de briquetes de minério de ferro do mundo é inaugurada pela Vale no complexo Tubarão, no Espírito Santo

Fotos: Divulgação

O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, na condição de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale, participou na terça-feira (12), em Vitória (ES), da inauguração da primeira fábrica de briquetes, aglomerado de minério de ferro que reduz em até 10% as emissões de gases de efeito estufa no alto-forno.

“É um projeto que nasce após mais de 20 anos de pesquisa e muita dedicação por parte dos trabalhadores da Vale e terceiros. Parabéns aos trabalhadores e a todos os envolvidos neste trunfo espetacular”, saudou André Viana.

De acordo com o sindicalista, o momento é histórico para a mineração que se reinventa, buscando a descarbonização das siderúrgicas. “Minas Gerais e Espírito Santo, estados promissores e históricos em parceria, seguem firmes na pujança de um corredor forte, produtivo e com responsabilidade socioambiental.”

André Viana com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB)

Piloto

A mineradora adianta que mais de 30 clientes, a maioria da Europa e Oriente Médio e também do Brasil, já demonstram interesse em receber carregamentos com a nova commodity em 2024. “A produção dos dois primeiros anos será destinada a testes nas instalações desses clientes.”

Já a partir de 2024, as duas fábricas irão produzir cerca de 2,5 milhões de toneladas, com crescimento gradativo até atingir os 6 milhões de toneladas por ano. O investimento inicial é de R$ 1,2 bilhão, com geração de 2,3 mil empregos no pico das obras de instalação.

Ao mirar um futuro cada vez mais responsável e sustentável, produzindo aglomerados e minério mais concentrado, busca-se também reduzir a sua dependência da China, que consome cerca de 63% da produção da mineradora brasileira.

A cadeia produtiva do aço é responsável por algo entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa. Para o futuro, com a disponibilidade do hidrogênio verde, será possível produzir aço com zero de emissão de gases de efeito estufa, anuncia a mineradora.

Pesquisas em Minas Gerais

A nova fábrica briquetes é resultado de quase duas décadas de pesquisa nos laboratórios da Vale em Minas Gerais. Foi instalada em uma usina de pelotização convertida, instalada no complexo industrial de Tubarão (ES).

É a primeira do mundo, mas a Vale já anuncia a instalação de uma segunda planta em Tubarão, com inauguração prevista para o início de 2024.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *