Prefeitura de Itabira capacita mais mulheres pelo Programa Facilita de geração de emprego e renda na cidade

Foto: Carol Veloso/
Ascom PMI

Pelo programa, já foram beneficiadas cerca de 400 mulheres participantes dessa política municipal de combate à vulnerabilidade social e geração de emprego e renda em Itabira

Nessa quinta-feira (10), uma solenidade no Paço Municipal Juscelino Kubitschek celebrou mais uma etapa dessa iniciativa, com entrega de certificados e ingresso de novas participantes. Durante o evento, 45 mulheres receberam seus certificados de conclusão dos cursos de panificação, costura, artesanato sustentável e confecção de lingerie, promovidos pelo Instituto ITI.

Além disso, 23 novas mulheres ingressaram no programa, que é oferecido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMII).

Renda e capacitação

O Programa Facilita Trabalho, extensão da Moeda Social Eletrônica Facilita, foi criado em 2022 – e já capacitou e empregou cerca de 400 mulheres. A iniciativa oferece recursos financeiros, e empregabilidade, o que dá dignidade para as participantes que vivem em situações de vulnerabilidade social.

Para isso, as beneficiárias têm contrato de trabalho por meio período em diversas repartições e autarquias do serviço público, com carteira assinada.

No contraturno, participam de cursos profissionalizantes que ampliam suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Todas são usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e recebem meio salário mínimo mensalmente.

Oportunidades

Para Sandra Maria Meireles, uma das participantes do programa, a capacitação foi uma oportunidade de aperfeiçoar seu trabalho como costureira. “Aprimorei o que eu já fazia”, afirmou, destacando o impacto positivo da formação em sua vida e de seus familiares.

A secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, enfatizou o papel do programa na construção de novas trajetórias profissionais para as participantes. “Essa formatura representa o início de uma jornada de sucesso para cada formanda”, declarou.

Com iniciativas como o Facilita, a administração municipal reafirma seu compromisso com políticas públicas que promovem inclusão social, qualificação profissional e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *