Prefeitura conclui projeto para acabar com esgoto a céu aberto no Pontal; falta licitar as obras de saneamento no bairro Bela Vista, diz secretária
Maria Aparecida, líder comunitária do bairro Bela Vista, e Francisco Carlos, da Interassociação, vistoriaram as obras de drenagem da Vale no Pontal, em dezembro de 2017. E ainda aguardam solução para erradicar o esgoto a céu aberto
Fotos: Carlos Cruz
Uma novela que se arrasta sem um capítulo final há mais de três décadas, o esgoto a céu aberto que corre na barragem do Pontal, na divisa com os bairros Bela Vista e Nova Vista, pode enfim chegar ao fim, com obras de saneamento para acabar com o forte mau cheiro, o retorno de material fétido para as residências e a proliferação de animais peçonhentos.
Em 2017 foi, inclusive, assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a mineradora Vale, Prefeitura/Saae com o Ministério Público de Minas Gerais para equacionar o problema, mas mesmo assim foi se arrastando ao longo desses anos, ainda sem solução.
Finalmente, pelo que anunciou a engenheira Elaine Mendes, secretária municipal de Obras de Itabira, na reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), na sexta-feira (14), a novela pode estar desenrolando em seus capítulos finais, a conferir.
Segundo ela, a solução definitiva para esse ainda eterno problema de saneamento básico, só agora, após sete anos da assinatura do TAC, está para acontecer.
“Serão feitas duas intervenções para resolver o problema, uma na área da barragem, por conta da Vale, e a outra no bairro Bela Vista, pela Secretaria de Obras, juntamente com o Saae”, anunciou a secretária.
Para isso, os projetos das respectivas intervenções de saneamento básico, na área da Vale e no bairro, já estão concluídos. Entretanto, antes de serem licitados dependem da anuência da engenheira sanitária que está trabalhando para a Vale no projeto de saneamento na área do Pontal.
“A população do bairro está desesperançosa com tantas promessas, mas agora a solução definitiva vau acontecer”, assegurou a secretária, que disse acompanhar o drama dos moradores vizinhos desde o tempo em que ocupou uma cadeira como conselheira do Codema.
Ver para crer
Como São Tomé, a experiente líder comunitária Maria Aparecida, disse que quer ver as obras acontecerem para acreditar. “São muitos anos de enrolação, de jogo de empurra. Vamos ver se resolvem definitivamente esse problema que nos atormenta a tanto tempo”, disse ele, presente na reunião do Codema.
“Só quem vive no bairro sabe o transtorno que esse esgoto correndo a céu aberto provoca. A nossa casa está limpa e de repente tudo é invadido pelo esgoto em dias de chuva”, ela contou esse drama de muitos moradores vizinhos da barragem do Pontal inúmeras vezes nas reuniões do Codema.
A líder comunitária recordou o longo tempo de espera, com o jogo de empurra, com o Saae e a mineradora Vale fugindo das responsabilidades.
“A Vale dizia que a responsabilidade é do Saae que lançou o esgoto em sua área, enquanto o Saae dizia que era o rejeito da Vale que fez estourar a rede de esgoto”, disse ela, ainda incrédula com a solução definitiva do problema.
“Já ouvi inúmeras problemas de solução definitiva, que fariam o saneamento do local, mas até agora nada. Vamos torcer para que resolvam esse problema, mas só acredito vendo, depois do saneamento do local, com o esgoto deixando de correr a céu aberto.”
Reveja outros capítulos da novela do esgoto a céu aberto na divisa da barragem do Pontal com o bairro Bela Vista:
Moradores do Bela Vista continuam aguardando solução definitiva para saneamento no Pontal
Codema promete apresentar solução para o esgoto no bairro Bela Vista