Prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage leva o seu apoio à candidatura de Lula no comício de Ipatinga

Foto:  Ricardo Stuckert

Circula pela rede social um vídeo postado pelo candidato a deputado estadual Alexandre “Banana” (PT), em que aparece o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), cumprimentando e levando o seu apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, em Ipatinga, nessa sexta-feira (23).

Nada mais coerente, pelas suas ideias, e tambem pelo fato de o partido do prefeito fazer parte da federação partidária que apoia a candidatura do ex-presidente.

Marco Antônio Lage com Lula em Ipatinga

No vídeo, Marco Antônio Lage cumprimenta também o candidato a governador Alexandre Kalil (PSD), que integra a coligação que se contrapõe à continuidade do projeto político da extrema-direita liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição.

Em rápido contato telefônico com a reportagem deste site, o prefeito confirmou o seu apoio a Lula. Disse ter ido a Ipatinga para demonstrar esse apoio a candidatura do ex-presidente, mas ainda sem confirmar se o apoio é extensivo à candidatura de Kalil ao governo de Minas Gerais.

“Estive rapidamente com Lula. Falamos sobre a mineração em Itabira”,  disse o prefeito, prometendo mais informações sobre o seu posicionamento neste momento decisivo na vida política do país.

Duplicação da 381

Em seu comício em Ipatinga, o ex-presidente prometeu que se eleito vai investir no trecho Norte da BR-381, conhecida como a “Rodovia da Morte” pelo grande número de acidentes fatais.

“Eu acabei de assumir este compromisso com o Kalil”, disse Lula, lembrando que a ex-presidente Dilma Rousseff fez licitação para a obra e que ele dará continuidade ao que há muito já deveria ter sido concluído.

“Acontece que a empresa espanhola que ganhou a licitação faliu e não fez a obra. A Dilma foi golpeada no governo, depois entrou o cara que deu o golpe na Dilma e agora está esse genocida lá, e eles nada fizeram”, recordou o candidato a presidente.

Lula em Itabira

Quanto à mineração em Itabira, Lula conhece de perto os impactos causados pela mineradora desde o tempo em que era a estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Ainda na sua cruzada para divulgar o PT, recém-criado, ele esteve na cidade do minério de ferro em 24 de agosto de 1980, onde discursou na praça Doutor Nico Rosa.

Lula em Itabira, em 1988, divulgando o Partido dos Trabalhadores, recém-fundado (Foto: Taquinho/OCometa)

Na ocasião, ele já estava rouco como agora, depois de uma extensa jornada pelo país. “Cheguem mais perto porque já não estou podendo falar alto”, convidou as pessoas presentes para ouvir o seu pronunciamento a la Fidel, que durou mais de uma hora.

“Não quero fazer um discurso, mas ter uma conversa com vocês, de irmão para irmão, de companheiro para companheiro (…) Vejam o descaramento da CVRD, que chamou hoje muitos e muitos trabalhadores para trabalhar, quando hoje eles estavam em dia de folga.”

“Muitos trabalhadores que saíram a zero hora, voltaram a trabalhar às oito desta manhã para impedir que viessem a discutir os seus problemas aqui em praça pública.”

“A CVRD pretende, inevitavelmente, manter o monopólio de emprego aqui em Itabira. Para ela é muito importante que os trabalhadores sempre estejam com medo de ficarem desempregados”, registrou o jornal O Cometa Itabirano as palavras do então sindicalista e presidente do PT.

Lula continuou falando: “Vejam outro descaramento da empresa. Em conversa agora com um trabalhador, que entrou na empresa em 1942, e em 1975, quando esse companheiro completava 35 anos de serviço e se aposentava, ele perdeu 26 anos de tempo serviço por ter ‘optado’ em 1975 pelo FGTS. É esse Brasil que oprime o trabalhador que precisamos mudar.”

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *