Pré-carnaval itabirano começa na primeira semana de fevereiro com o Ecofolia no Parque Estadual do Limoeiro, em Ipoema

Voluntários participantes do Ecofolia, no parque Estadual do Limoeiro, no ano passado

Foto: Ascom/IEF

Passadas as festas de fim de ano, é hora de dar início à organização da festa pagã, que é o Carnaval. Em Itabira, os blocos carnavalescos já se preparam “esquentando os pandeiros, reco-reco e tamborim”, mas é preciso que toda essa animação chegue também aos bairros populares, para que não fique apenas no já animado pré-carnaval itabirano.

Afinal, a grande maioria da população itabirana não tem como viajar para outros centros carnavalescos, acaba ficando por aqui mesmo. O ideal seria a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo organizarem um carnaval descentralizado.

Que não fique restrito apenas à praça José Máximo Resende, no Campestre, e à praça Doutor Nelson Lima Guimarães, no Pará, mas que ocorra também em outros bairros dessa cidade espraiada por detrás dos morros. Evoé Momo para todos que por aqui ficarem no tríduo momesco.

Ecofolia

É o que já está fazendo a gerência do Parque Estadual Mato Limoeiro, que abre as inscrições para a 10° edição do Projeto Ecofolia, um tradicional pré-carnaval com ações e conscientização ambiental, que acontece na unidade de conservação, em Ipoema, neste ano tem com o tema Nossa natureza é conectar.

A programação prevê início da pré-folia na noite de 1º de fevereiro (quinta-feira), estendendo-se até dia 4 (domingo), uma semana antes do tríduo momesco.

Os organizadores prometem para este ano uma programação especial, repleta de momentos que fortalecerão a conexão da sociedade com o parque, uma das grandes atrações turísticas e ecológicas desta região matodentrense deste lado da Cordilheira do Espinhaço.

“O voluntariado no Ecofolia se tornou um dos alicerces do Parque Estadual Mata do Limoeiro nas ações de aproximação da academia ao parque por meio da pesquisa, do conhecimento e do envolvimento dos participantes com a unidade de conservação”, afirma o gerente Alex Luiz Amaral Oliveira.

“Importantes resultados já foram alcançados e nossa expectativa é que essa edição do Ecofolia seja tão especial e envolvente quanto as anteriores. O Ecofolia já é uma marca do Parque e um projeto que o destaca no cenário nacional”, completa.

As atividades a serem desenvolvidas serão planejadas pela gerência da unidade e farão parte da Projeto Ecofolia. A programação das ações a serem desempenhadas pelos participantes do projeto Ecofolia (voluntários) serão apresentadas no primeiro dia de chegada ao parque.

As atividades serão direcionadas para a educação ambiental, com foco na orientação do visitante para uma conduta consciente no interior da unidade de conservação.

Serão ministradas palestras, com apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação, como folhetos, panfletos, mapas, guias para visitação, materiais de interpretação ambiental, além da organização de banco de imagens da unidade.

A oficina de capacitação acontecerá no dia 1º de fevereiro, às 18h. O conteúdo básico visa harmonizar as necessidades da Unidade com as aspirações pessoais de cada participante, com o desenvolvimento de ações do projeto Ecofolia.

As atividades de cada voluntário serão orientadas por funcionários ou colaboradores da unidade de conservação, designados pelo gerente do parque.

Serviço

As inscrições para o Ecogolia já estão abertas e vão até 20 de janeiro e podem ser feitas pelo link abaixo:

https://forms.gle/zgQVK4CsMccg77xn8

Aos inscritos, o parque fornecerá alimentação e alojamento.

Outras informações estão publicadas no site do IEF, campo voluntariado, edital 01/2024.

O edital de Seleção para o Ecofolia no Parque Estadual Mata do Limoeiro está disponível, clicando aqui

Mata do Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Cordilheira do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na Unidade de Conservação podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado.

Quanto à fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica.

A unidade de conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro. O parque abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

*Com informações da Ascom/IEF

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *