Pela eterna falta de água causada pela mineração, sistema de abastecimento em Itabira pode ter interrupções nesta quinta-feira
Foto: Carlos Cruz
Manobras para amenizar o risco de desabastecimento já estão programadas pelo Saae
Enquanto não for concluída a transposição de água do rio Tanque, que está atrasada há mais de 20 anos e só deve ser equacionada a partir de 2026, o abastecimento de água em Itabira vai permanecer precário e com constantes interrupções.
Mais uma vez o Saae comunica que o fornecimento de água em Itabira pode ter alterações, nesta quinta-feira (1), por necessidade de manutenção preventiva de poçõs profundos nas minas que será realizada pela Vale.
A mineradora informou ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) que, para isso, terá de desligar a energia elétrica. Daí que interromperá o fornecimento de água para os sistemas Rio de Peixe, Chacrinha e alça hidráulica entre 7h e 13h de quarta-feira.
Como o sistema de abastecimento de Itabira é interligado, o suprimento de água em toda a cidade pode ser prejudicado. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento estão programadas e serão realizadas pelo Saae.
No entanto, clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente.
O Saae lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Para isso, o reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros, mas não são todas as residências que dispõem dessa capacidade de reservação.
O Saae pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, sem desperdícios. Nada de ficar lavando passeios e automóveis com água tratada do Saae.
O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae pode ser acessado pelo telefone 115. Funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita.
Ao ligar, para se informar ou apresentar alguma reclamação, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.
Isto tudo é uma vergonha de lado-a-lado!
A tal da mineradora poeirenta que bebeu a água da cidade já assinou termo de conduta com o Ministério Público para reabastecer a água aos moradores de Itabira e a coisa não anda, nada se faz e muito menos a Prefeitura Municipal coloca essa obrigação da mineradora para valer!
Mais uma vez era para perguntar qual o medo de cobrar da mineradora a obrigação que ela mesmo aceitou e assinou?