Para acabar com a pandemia, todos devem tomar a segunda dose e também a de reforço, quando indicada
Campanha de Mega Vacinação, que ocorre em todo o país, continua em Itabira com repescagem da segunda dose e de reforço até sexta-feira (26)
Em Itabira já foram vacinadas 88.660 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 86,50% da população. Já com a segunda dose foi aplicada em 60.074 pessoas, equivalentes a 61,14%.
Com a dose única foram imunizadas 2.733 pessoas. Tomaram a dose de reforço 8.229 pessoas.
Mas ainda falta muita gente para completar o processo de imunização, o que é imprescindível para se atingir a chamada imunidade coletiva tomando a segunda dose – e até mesmo a de reforço para os grupos indicados.
Imunidade coletiva, ou de rebanho, ocorre quando a grande maioria da população já dispõe de anticorpos necessários para não contrair o novo coronavírus (Sars-CoV-2) – e ou se contrair não ser tão afetada.
Com isso, o vírus perde força, deixando de ser um agente infeccioso e muitas vezes letal, como foi até recentemente. Assim ocorre por não encontrar mais hospedeiros ainda suscetíveis. É dessa forma que a pandemia deixará de existir e continuar assustando o mundo.
Vacinação em massa
E a melhor forma de atingir a imunidade coletiva é por meio da vacinação em massa, mesmo dos recalcitrantes que precisam ser convencidos dessa necessidade de todos tomarem as sucessivas doses de imunizantes indicadas pelas autoridades em saúde.
Modelos matemáticos indicam que a imunidade coletiva pode ser atingida quando entre 60% e 70% dos indivíduos de uma comunidade completam o ciclo vacinal contra a Covid-19, desenvolvendo anticorpos.
Com esse objetivo de acabar com a pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém, nesta semana, a mobilização com a Mega Vacinação, em curso em todo o país, para imunizar a população de Itabira com a segunda dose ou com dose de reforço.
Para isso, até sexta-feira (26) disponibiliza para a população os imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, que serão aplicados de acordo com o calendário abaixo:
– Dia 23 (Terça-feira)
Horário: 8h30 às 15h30
Imunizante Pfizer – drive-thru Funcesi: Repescagem para quem não tomou a 2ª dose ou dose de reforço.
Haverá ainda repescagem para segunda dose e dose de reforço com os imunizantes da AstraZeneca e Pfizer nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS):
– Pedreira;
– Pará;
– Bethânia;
– Santa Ruth/Santa Marta;
– Gabiroba de Cima;
– Nossa Senhora das Oliveiras.
– Dia 24 – Quarta-feira
Horário: 8h30 às 15h30
Imunizante Pfizer – drive-thru Funcesi: segunda dose para adolescentes vacinados até o dia 29/09 e repescagem para quem tem doses atrasadas.
PSFs: Praia 1, Centro/Vila Santa Rosa, Juca Batista/Água Fresca, Praia 2/Juca Rosa.
– Dia 25 – Quinta-feira
Horário: 8h30 às 15h30
Imunizante Pfizer – drive-thru Funcesi: adolescentes vacinados até o dia 30/09 e repescagem para quem tem doses atrasadas.
PSFs: Major Lage, Barreiro e Eldorado com imunizantes AstraZeneca e Pfizer.
– Dia 26 – Sexta-feira
Horário: 8h30 às 15h30
Imunizante: CoronaVac – drive-thru Prefeitura
PSFs: Bela Vista, Chapada e Fênix, com imunizantes AstraZeneca e Pfizer.