Orquestra de Câmara da FCCDA encerra temporada com concerto de poemas sinfônicos e trilhas de cinema
Foto: Aguinaldo Ferreira/ Divulgação/ Ascom/FCCDA
Apresentação é gratuita e acontece nesta sexta-feira (19), às 20h, no teatro do Centro Cultural, na avenida Carlos Drummond de Andrade
A Orquestra de Câmara da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) se apresenta nesta sexta-feira (19), às 20h, no teatro do Centro Cultural, com o concerto Poemas Sinfônicos e Temas de Filmes, sob a regência do maestro Cláudio Fernandes Lage.
O espetáculo gratuito encerra a temporada dos Corpos Estáveis da FCCDA. E oferece ao público uma noite em que o erudito dialoga com o popular, reforçando a proposta de aproximar do público a música de concerto e desfazer a ideia de que ela é inacessível ou distante.
Formação e trajetória
Criada em dezembro de 2010 e estruturada como Corpo Estável em 2011, a Orquestra de Câmara da FCCDA nasceu com a missão de aproximar o público da música de concerto.
Com ensaios semanais e uma proposta pedagógica contínua, o grupo contribui para a formação técnica e artística dos músicos, além de democratizar o acesso à cultura em Itabira.
Segundo a superintendente da FCCDA, o trabalho da orquestra reflete um processo de amadurecimento artístico e institucional, resultado de dedicação, sensibilidade e compromisso com a democratização da cultura.
“A evolução do grupo e o reconhecimento do público reforçam a importância da música de orquestra como ferramenta de transformação social e cultural na cidade”, enfatiza.
Presença na vida cultural
Ao longo de 2025, a orquestra esteve presente em diversas programações culturais de Itabira, consolidando-se como um dos principais grupos musicais do município.
O concerto desta sexta-feira encerra o ciclo anual com uma proposta sensível e emocionante, convidando o público a vivenciar a música de forma próxima e acessível.
Serviço
Concerto: Orquestra de Câmara da FCCDA – Poemas Sinfônicos e Temas de Filmes
Data: 19 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro da FCCDA
Entrada: Franca
Realização: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura de Itabira








