O Brasil perde Erasmo Esteves, o Tremendão Erasmo Carlos, aos 81 anos

Erasmo Carlos com o prêmio Grammy

Foto: Divulgação

Mais uma perda incomparável para a música brasileira. Morre nesta terça-feira (22) o cantor e compositor Erasmo Carlos, o Tremendão, aos 81 anos, depois de ter sido internado às pressas na manhã dessa segunda-feira, no hospitall Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Antes, ele havia recebido alta hospitalar, após ter ficado internado por nove dias, com síndrome edemigênica, que resulta em um desequilíbrio bioquímico, o que dificulta a manutenção nos vasos sanguíneos. A síndrome pode ter sido ocasionada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos. Mas a causa da morte ainda não foi revelada.

Nascido na Tijuca, em 5 de junho de 1941, antes de virar Erasmo Carlos, o Tremendão foi batizado como Erasmo Esteves.

Ícone da Jovem Guarda, movimento musical que ele inaugurou na década de 1960 com Roberto Carlos, seu principal parceiro, ao lado também de Wanderléia, Jerry Adriane, entre outros cantores que marcaram época com suas músicas românticas e piegas, ele era o mais roqueiro.

Erasmo Carlos compôs  mais de 600 músicas, muitas em parceria com Roberto Carlos. O seu primeiro disco foi Pescaria, gravado em 1965. Ele gravou 29 discos de estúdio.

Já o seu último álbum, O futuro pertence à… Jovem Guarda, rendeu-lhe o prêmio Grammy Latino 2022, em Las Vegas, Estados Unidos, na categoria  de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Capa do álbum ‘O futuro pertence à… Jovem Guarda’, de Erasmo Carlos (Ilustração de Marcelo Ment)

O premiado álbum foi lançado em fevereiro deste ano. Reúne oito canções gravadas entre 1964 e 1966 nas vozes de artistas da Jovem Guarda, mas que até então eram inéditas na voz do Tremendão.

Foi o seu terceiro reconhecimento por essa badalada premiação musical internacional.

Em 2014, Erasmo Carlos levou o prêmio na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro, com o disco Gigante Gentil. Já em 2018, o compositor/cantor foi reconhecido no 19º Grammy Latino, com o Prêmio Excelência Musical.

Erasmo Carlos deixa esposa e três filhos e uma grande legião de fãs.

*Com informações do Metrópoles, UOL, GZH, G1 e EM.

Ouça:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *