Neste sábado tem concerto de Natal no teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores

Hoje é dia de ir ao teatro. Não a um teatro qualquer, mas ao teatrinho do Colégio Nossa Senhora das Dores, onde a cultura itabirana e as artes brasileiras se encontravam no início do Festival de Inverno, na década de 1970.

No palco do histórico teatrinho do colégio das irmãs brilharam grandes estrelas das artes cênicas e da música brasileira, até que em 1982 foi inaugurado o moderno espaço da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Neste sábado (2/12), às 20h, o concerto nesse simpático palco do colégio das irmãs será com o coral da FCCDA e a orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, que estarão pelo segundo ano se apresentando conjuntamente em um concerto de Natal.

E quem perder, não precisa virar “mulher do padre”, como se dizia antigamente na terra de Drummond. É que haverá reapresentação do mesmo concerto no dia 10 de dezembro (domingo), também às 20h, no teatro do Centro Cultural. A entrada é gratuita para os dois concertos.

Sob regência e com arranjos do maestro Cláudio Lage, o concerto terá em seu repertório clássicos das canções natalinas, além de duas peças de compositores itabiranos: Canção de Natal, letra e música de Newton Baiandeira (1952/2012), com arranjo de Daniel Soares e de André Guerra, que já foi maestro do coral, e Luzes de Itabira, música de Daniel Soares e letra de Daniel Castro, poeta itabirano.

O maestro Felipe Magalhães foi o regente da orquestra e do coral no concerto do ano passado, também na foto em destaque. Neste ano, a regência é do maestro Cláudio Lage (Fotos: Divulgação)

“Desde que assumimos o coral, em 2014, tem sido uma tradição terminar o ano com um concerto de Natal, com a apresentação dos dois grupos em separados. Mas a partir do ano passado, passamos a apresentar em conjunto”, conta o maestro Felipe Magalhães. “Tem sido uma experiência gratificante tanto para o coral como para a orquestra.”

Conforme ele explica, como o coral de Itabira só canta à capela, que é o canto sem acompanhamento de instrumentos musicais, diferentemente da maioria dos corais, o concerto em conjunto com a orquestra é um desafio para os cantores – e também para os músicos da orquestra.

“A linguagem vocal é diferente da instrumental e as duas linguagens precisam ser harmonizadas. É desafiante e gostoso ao mesmo tempo. Os cantores ficam entusiasmados e os músicos da orquestra também gostam quando entra o canto. O público com certeza também irá gostar”, convida o maestro do coral.

Madrigal Alegro

No próximo domingo (10/12) haverá também concerto na igreja do Rosário, às 17h. Trata-se da Cantata de Natal do Madrigal Alegro, com participação especial do cantor e compositor itabirano Luiz Bira.

Uma boa programação é ir à apresentação na igrejinha – e em seguida descer para o centro cultural para mais um concerto de Natal com coral e orquestra, que acontece às 20h. Agende-se.

Serviço

Concertos de Natal

– 2/12 – sábado, no Teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores.

– 10/12 – domingo, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Horário: 20 horas

Classificação: livre

Entrada gratuita

Programação e participantes

Concerto de Natal, com a Orquestra de Câmara da ELMI e Coral da FCCDA

Dia 02 de Dezembro de 2017 às 20h
Teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores

Dia 10 de Dezembro de 2017 às 20h
Teatro da FCCDA

– Adeste Fideles (Tradicional Séc. XVI)

– Luzes de Itabira (Daniel Soares)

– Canção de Natal (Newton Baiandeira/Daniel Soares)

– **Ave Maria (J.B.Fauré)

– Glória (Melodia tradicional francesa)

– We Wish You a Merry Christmas (Canção Inglesa)

Coral da FCCDA:

Sopranos
Alessandra Mara, Dulcinéia Monteiro, Flávia, Ivone Couto, Maria José Gonçalves, Maria Tenório, Marlene, Suely Oliveira.

**Solista: Rosária Costa

Contraltos
Águida de Castro, Ana Lúcia de Carvalho, Eliana Damasceno, Jenisse Lanza, Júnia Costa, Marice Gonçalves, Sônia Pizane, Valdete Vieira, Vera Rita Guerra.

Tenores
Hélio Marinho, José Rui Ferreira, Marcelo Maia.

Baixos
Antônio Carlos Rodrigues, Clovis Gregório, Daniel Soares, Hamilton Duarte, Luiz Cláudio Moura.

Regência: Felipe Magalhães

Orquestra de Câmara da ELMI:

Flautas
Samuell Magalhães, Marcelo Alonso.

Clarinetes
Sabrina Lopes, Pedro Reis, Gabriel Reis.

Saxofones
Juliana Caldeira, Thamires Martins.

Trombone
Alan Passos Cruz.

Violinos
*Paula Cordeiro, Daisy Oliveira Santiago, Nouara Monteiro, Victória Coutinho, Emmanuele Dias, Ana Paula Brandão, Leandro Bruno, André Araújo, Maria Fernanda Oliveira,

Viola
Lucas Brandão, Juliana Madeira

Violoncelos
* Henrique Toledo, Rui Moreira, Bárbara Cris, Carlina Cassiane, Nicolas Silva.

Contrabaixo
*Alfredo Ribeiro

Regência:
Cláudio Lage *Professor da ELMI

 

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *