Neste sábado acontece em Itabira o segundo Dia D de vacinação antirrábica. Não deixe seu pet morrer de raiva e contaminar pessoas

Foto: Carlos Cruz

A primeira etapa de imunização aconteceu no dia 14 de setembro e até o momento foram imunizados mais de 4 mil cães e gatos

O tutor que ainda não levou o seu cão e ou gato para ser vacinado contra a raiva, deve fazer isso no próximo sábado (28), quando acontece o segundo dia D da campanha de vacinação antirrábica em Itabira.

Para a campanha, as equipes de saúde estarão realizando a vacinação em 31 pontos para a imunização de cães e gatos. Além  desses locais, os animais de estimação podem ser vacinados durante os dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na rua Jacutinga, 15, bairro Campestre.

Já neste sábado, a vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Campestre, Gabiroba de Cima, Água Fresca, Barreiro, Santa Ruth, Machado/ João XXIII, Bethânia, Areão/ Amazonas, Nova Vista, Eldorado, Pará, Praia (I e II) e Pedreira.

Outros postos de vacinação estarão funcionando nas associações de moradores dos bairros Amazonas e Vila São Joaquim; Igreja Divino Espírito Santo (Ribeira de Cima); quadra do Fenix; escolas municipais Virgílio Gazire, Didi Andrade, Inês Torres, Matilde Menezes (bairro Conceição) e Américo Gianetti,

Haverá vacinação também no Combem; sede da Itaurb, no bairro Panorama, na quadra de esportes do Barbacena, no bairro Pedreira do Instituto, assim como na rodoviária; Venda do Ouro e CRAS (Pedreira); Bar do Daniel (Gabiroba) e na sede da SMS (Campestre).

Obrigatoriedade e cuidados

A vacinação antirrábica acontece todos os anos e é obrigatória. Para cumprir essa obrigatoriedade, os tutores devem imunizar todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que não estejam doentes. As fêmeas prenhas ou lactantes também devem ser imunizadas.

Para garantir a segurança e facilitar o trabalho das equipes de saúde, cães de grande porte ou agressivos precisam estar com focinheira e acompanhados por um adulto. Já os gatos têm que ser levados em um saco de linhagem ou em caixa de transporte.

Como nos anos anteriores, não será permitido levar a vacina para imunização em domicílio.

A estimativa da SMS, responsável pela ação no município, é de imunizar mais de 16 mil animais nas regiões rural e urbana de Itabira. Até o momento, de acordo com a SMS, Já foram vacinados 4.403 animais, sendo 4.009 cães e 394 gatos.

Saiba mais

A raiva é uma doença que não está erradicada e quando acomete o animal ou o homem tem uma probabilidade de 99,9% de óbito, mesmo quando tratada. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença, que compromete o sistema nervoso do homem quando contaminado.

A zoonose é infecciosa viral incurável e afeta, especialmente, os animais mamíferos. Propaga-se principalmente em contato com a saliva, mordedura, lambida de feridas abertas, mucosas e arranhões de animais infectados.

Como proceder caso seja atacado por um animal, mesmo se o mesmo for vacinado

– lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
– procurar com urgência o serviço de saúde;
– deixar o animal em observação durante dez dias para que possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva e procurar a ajuda de um veterinário;
– continuar oferecendo água e alimentação ao animal e deixá-lo em local seguro e adequado para que não fuja ou ataque outras pessoas e animais;
– caso o animal adoeça, morra, desapareça ou mude de comportamento, é necessário procurar imediatamente os serviços de saúde;
– não interromper jamais a vacina antirrábica humana sem ordem médica.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *