Nana Mendonça e Zeca Rodrigues ministram oficina de Grupo Vocal em Itabira a partir de março
“eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa…” (Cecília Meireles)
Passada a folia momesca, a música não pode parar. Nana Mendonça e Zeca Rodrigues, músicos, arranjadores e instrumentistas reconhecidos pela qualidade e criatividade musical, irão ministrar em Itabira, a partir de março, a oficina Prática de Grupo Vocal.
Para participar, não é preciso ter experiência com o canto, mas vontade de soltar a voz, com técnicas necessárias para afinar e exercitar as cordas vocais.
O objetivo é a formação de um grupo vocal, com repertório da música popular, com canções criteriosamente selecionadas e arranjos que respeitem as limitações e o desenvolvimento do coletivo.
O trabalho de preparação da Prática de Grupo Vocal será dirigido por Zeca Rodrigues, maestro, arranjador e instrumentista. Ele irá produzir os arranjos e as adaptações especialmente para o grupo.
Já a maestrina Nana Mendonça, professora e instrumentista, conduzirá os exercícios de técnica vocal e aquecimento, além de musicalização e fonoaudiologia.
Técnicas
Cantar é um dom que evolui com técnicas, exercícios e treinamento. Desde os povos antigos o canto é utilizado em rituais dedicado aos deuses e às forças da natureza. Com o tempo, evoluiu para práticas musicais em grupo, instrumentais e/ou vocais.
“Vários estudos científicos voltados às pessoas que se dedicam a cantar, sejam sozinhas ou em grupos, como o canto coral, vêm confirmando os benefícios dessa prática musical”, afirma Nana Mendonça.
“O processo de musicalização por meio do Canto Coral é compreendido, contemporaneamente, como sendo de extrema importância para o desenvolvimento emocional, cognitivo, neurológico e social do indivíduo”, salienta a musicista.
Nos ensaios, além da montagem e preparação do repertório, será realizado um minucioso trabalho de aquecimento vocal, que inclui exercícios técnicos que trabalham colocação de voz, articulação, fonoaudiologia, respiração, resistência, afinação, timbre e musicalidade.
Tudo isso além de exercícios de musicalização que desenvolvem a acuidade rítmica e melódica de cada cantor, aumentando a sua percepção musical.
Serviço
Os encontros acontecerão quinzenalmente às quintas-feiras (à noite) e sextas-feiras (à tarde), com aproximadamente duas horas de duração.
Ao se inscrever, é preciso optar por uma das opções de dia e horário.
As inscrições podem ser realizadas por meio de questionário do Google Forms:
https://forms.gle/2ffNeNPyY4Nb2JYF7
É preciso que o interessado indique a disponibilidade de tempo. E também se tem alguma experiência musical. Mas isso não é um pré-requisito.
Para participar, basta gostar de cantar e querer evoluir com a música.
“Quem canta os seus males espanta.” Veja as vantagens
“Toda alma é uma música que se toca” (Rubem Alves)
Na criança e no adulto o processo traz benefícios notáveis a curto e longo prazo, dentre eles:
- Melhora na capacidade respiratória/Apoio
- Beneficia o sistema imunológico
- Fortalece os músculos do abdômen e da face
- Diminui a pressão arterial
- Alivia a ansiedade
- Exercita as cordas vocais e melhora a articulação na fala.
- Concentração/Foco e Memória
- Sociabilidade/Comunicação: senso de grupo e individualidade
- Autoconfiança/Independência
- Disciplina/Objetivação da Ação
- Capacidade expressiva/Verbal e corporal
- Desenvolve a empatia
- Libera as emoções
- Libera os hormônios do bem-estar
- Melhora a autoestima
- Desenvolve a sensibilidade
Vila de Utopia sempre apoiando o artista Itabirano, dando suporte na divulgação dos trabalhos e trazendo matérias que contribuem para a formação músico-intelectual do povo de Itabira. Salve! Salve! A arte e a cultura resistirão!!!
Um privilégio ter esses dois excelentes músicos como regentes para quem puder e quiser participar!