Na Semana da Mata do Limoeiro, parque promove caminhadas ecológicas e inaugura novo atrativo com as Corredeiras da Juventude
Fotos: Divulgação
Com uma programação que se estendeu por uma semana, o Dia Municipal da Mata do Limoeiro (28/9) foi marcado por uma série de eventos com participação de grande público que visitou o parque estadual no período.
No dia 28, seis escolas da região participaram de uma caminhada até a sede do parque, quando cada escola plantou uma muda de árvore nativa, simbolizando a revitalização do parque em curso, depois que um grande incêndio florestal atingiu boa parte da unidade de conservação ambiental. Após a caminhada, o público acompanhou a apresentação da cantora da Deyse da Viola.
Outra ação destacada na semana festiva e de reflexões, foi a realização do 1° Simpósio de Pesquisa da Mata do Limoeiro, ocorrido no dia 25 de setembro. Nesse evento, pesquisadores que conduziram estudos no parque compartilharam as suas descobertas com os moradores, estudantes universitários e funcionários.
“O objetivo principal foi tornar os resultados das pesquisas científicas mais acessíveis e compreensíveis para o público em geral”, diz Alex Amaral, gerente da unidade estadual de conservação, criada em março de 2011, com o objetivo de preservar uma área de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, com grande diversidade biológica.
“A ideia de popularizar as pesquisas cientificas do Parque é muito positiva, especialmente para os funcionários do parque, quando muitos de nós estivemos envolvidos, acompanhando de perto os pesquisadores nas atividades de campo”, conta o funcionário Arthur Viegas, feliz ao ver os resultados.
Outra atividade importante na semana comemorativa foi a inauguração, em 27 de setembro, do novo atrativo “Corredeiras da Juventude”, que acrescenta mais um local aberto à visitação, atraindo mais turistas para a região de Ipoema.
Todos os membros da equipe do parque percorreram uma distância de aproximadamente 4,5 quilômetros até o local para celebrar a abertura do belo poço destinado ao banho.
“O atrativo Corredeiras da Juventude é o local mais bonito do parque. É muito bom para nadar e fazer fotos, com uma vista incrível’’, considera o funcionário Paulo Viana, que reforça o convite para conhecer esse novo atrativo. Ponto alto da programação foi também a exposição “Ecoarte”, do artista Luís Francis, realizada em 28 de setembro. Além do atrativo as peças expostas, foi também uma oportunidade para uma reflexão artística sobre a fauna e flora do parque.
A exposição constou de esculturas e quadros que retratam diversas espécies da Mata Atlântica, além de destacar as contribuições científicas do renomado pesquisador Charles Darwin, enfatizando sua teoria da evolução.
A semana da mata do limoeiro foi realizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com apoio da Prefeitura de Itabira, vila Ipoema, Instituto Socioambiental Gigante Verde, moradores locais e Unifei.
Muito bem organizada parabéns aos envolvidos ,