Música e literatura, uma combinação perfeita no II Festival Literário Internacional de Itabira

Celso Adolfo, compositor e cantor mineiro, participa do 2º Flitabira

Foto: Divulgação

Além de contar com as atrações musicais do Vijazz Blues Festival, e com a Maratona 24 Horas de Leitura – 120 anos de Drummond, no 2º Festival Literário Internacional de Itabira (2º Flitabira) outras atrações musicais se farão presentes, juntamente com debates e mesas-redondas sobre literatura e arte, como forma de levar o que há de bom do “biscoito fino” da cultura itabirana aos itabiranos e visitantes.

O 2º Flitabira que acontece de 31 de outubro a domingo (6), na praça do Centenário, no centro histórico de Itabira. Entre as atrações lítero-musicais, o violonista e compositor Celso Adolfo participa desta segunda edição ministrando aulas-espetáculos com o tema Criação musical sobre textos literários”, numa maratona lítero-musical agendada para acontecer em três dias, de sexta-feira a domingo, sempre às 14h, na Arena Newton Baiandeira, na praça do Centenário, centro histórico de Itabira.

Para participar não é preciso se inscrever. Basta comparecer e acompanhar as aulas-espetáculos com esse músico mineiro da vizinha cidade de São Domingos do Prata, que tem vasta experiência na adaptação de poemas e textos de ficção para a música.

Foi assim com o seu clássico Coração brasileiro, inspirado pela leitura de Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Como foi também em 2019, quando o artista lançou o cd Remanso de rio largo, com 16 músicas inspiradas no livro de contos Sagarana, também de Guimarães Rosa.

A música Brasil, nome de vegetal nasceu do poema Noturno de Belo Horizonte, de Mário de Andrade. Dando sequência a essa profícua combinação de literatura e música, Celso Adolfo acaba de musicar e gravar Os rios, poema de Henriqueta, Lisboa, faixa que irá para o seu novo cd Pratiano.

O Flitabira é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Thiago SKP e Thiago Lacerda participam presencialmente do 2.° Flitabira, que acontece entre 31 de outubro e 6 de novembro (Divulgação) 6/11

Atrações itabiranas

Itabiranos convidados participarão de 23 mesas de debates como parte da programação do 2º Flitabira, quando serão debatidos diversos temas como Literatura no artesanato de Itabira, Capoeira – Arte e educação, Patrimônio imaterial, Poesia marginal, Itabira nos versos de Drummond: Poesia, Memória e História.

Na mesa de Poesia marginal os debatedores convidados são os rappers Thiago SKP e Renato N22, sob a mediação do jornalista André Nascimento.

Thiago SKP bate um papo também com o ator e dublador carioca Thiago Lacerda e o rapper itabirano Thiago SKP em dois momentos durante o festival, na sexta-feira (4), às 10h na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim e, em seguida, às 12h, no auditório da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Outros convidados

A lista é longa e com certeza será ampliada. Já confirmaram presença das mesas de debates os itabiranos Agnes Carelli, Altamir Barros, Ana Alvarenga, Antônio Beato, Bruna Gardel Izidoro, Carlos Cabeça, Conceição Araújo, Delci Cristina, Denise Félix.

Dona Tita também estará presente, juntamente com Edmara Silva, Eduardo Mendes, Eliza Castro, Eva Gonzaga, Fernanda Araújo, Gabriela Santos, Genin, Geuderson Marchiori, Giovanna Couto, Graça Lima, Jaqueline.

O grupo parafolclórico itabirano Tumbaitá fará, a exemplo do que ocorreu na edição do ano passado, uma grande apresentação, assim como também o Jazz Orimauá promete uma apresentação à altura do festival.

Outros convidados são Jessica Aleixo, Jhonatan Santos, João Lucas, Joaquim Olegário, Jonathan Santos, José Norberto, Josiany Rodrigues, Kele Frossard, Luana Alves, Luciane Maria Ribeiro da Cruz, Lúcio Sampaio, Márcia Martins, Marcos Alcântara, Maria Geralda dos Prazeres, Maura Brito, Maxsandro Soares, Mellyssa Guedes.

Os mestres Guaiamum e Saci estarão participando do 2º Filitabira, assim como Myriam Becho Mota, Rafael de Sá, Renato N22, Rodrigo Bernardi, Rodrigo Sgarbi, Rogério Coelho, Ronaldo Silvestre, Rosângela Beato, Samuel Shang, Sandra Duarte, Sara Sandra Dias, Selma Oliveira, Solange Alvarenga, Senhor Canuto, Thâmara Avelar, Thiago SKP, Toninho Aribati, Vinicius de Souza, Walli Gomes, Warley Ferreira, William Ramos, Yuri Oliveira.

A programação está aqui: https://bit.ly/3gwJrNb

Serviço

O 2º Flitabira começa na segunda-feira (31), data de nascimento de Drummond e se estende até domingo (6), com lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais, musicais, no formato presencial e digital, pelo canal do festival no YouTube, Instagram e Facebook.

A programação do festival é gratuita e todos os itabiranos e visitantes estão convidados

Local: atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira)

Mais informações no website http://www.flitabira.com.br

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *