Morre Wilson Soares, ex-prefeito de Itabira, ex-vereador e ex-presidente do sindicato Metabase

No destaque, Wilson Soares com o então candidato a prefeito Marco Antônio Lage, na campanha eleitoral de 2020

Foto: Reprodução/Instagram

Vitimado por uma pneumonia, tendo sofrido um acidente vascular cerebral durante a sua internação, faleceu nessa segunda-feira (29), o ex-prefeito de Itabira Wilson do Carmo Soares, aos 96 anos.

Soares foi fundador do sindicato Metabase de Itabira e seu presidente, cargo que acumulou com o de prefeito desta cidade. Foi também presidente da Câmara, tendo exercido o cargo de vereador por vários mandatos.

À frente do sindicato por três mandatos (1958 a 1966), pela sua atuação na luta pelos direitos dos trabalhadores, e pela sua ligação política com o então presidente João Goulart (1961/64), deposto pelo golpe militar de 1964, foi também perseguido politicamente. Goulart foi seu correligionário no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Ainda à frente do sindicato, Wilson Soares foi eleito prefeito de Itabira em 1961, derrotando por três votos de diferença o seu então oponente Jody Machado Rosa. Com a quartelada militar de 1º de abril de 1964, teve o seu direito político cassado, sendo sumariamente deposto do cargo de prefeito de Itabira e da presidência do Metabase.

“Wilson Soares foi preso pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social, de triste lembrança pela sua perseguição aos oponentes do regime militar) e levado para Belo Horizonte. Como nada foi encontrado que o desabonasse, foi solto e reassumiu  prefeitura de Itabira e a presidência do sindicato”, conta o seu sobrinho Ceomar Santos. Soares ficou à frente da Prefeitura de Itabira até 1967.

Ceomar Santos conta que, pelo seu bom relacionamento com João Goulart, Wilson Soares conseguiu muitos investimentos para Itabira. Como exemplo ele cita a canalização do córrego da Água Santa, quando foi aberta a avenida João Pinheiro.

“Os recursos foram repassados pela Reserva de Desenvolvimento da Zona do Rio Doce, advindos do lucro líquido da Vale, por intervenção direta de João Goulart”, recorda o sobrinho. Foi também por sua gestão que a Vale asfaltou a rodovia estadual que liga Itabira à BR-262/381.

Condolências

“Itabira se despede de um de seus mais importantes personagens”, lamentou o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que decretou luto oficial por três dias em razão de sua morte.

“Deixa um currículo digno de um itabirano que escreveu a sua história com muita luta e amor por sua terra”, homenageou o chefe do executivo itabirano.

O presidente do sindicato Metabase, André Viana, também declarou luto oficial na instituição por um dia. “Mesmo preso e perseguido no período militar, ele não deixou de seguir as suas convicções na luta pelos direitos dos trabalhadores”, ressaltou.

A Câmara Municipal também deve prestar homenagem póstuma ao ex-vereador na sessão desta terça-feira (30).

Velório

Wilson Soares teve nove filhos, dois já falecidos. O seu corpo será velado no Cemitério da Paz das 12h30 às 16h, quando será sepultado.

 

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *